GWM revela motor V8 biturbo híbrido que pode equipar a picape Poer
Fabricante chinesa aposta em V8 biturbo híbrido, desafia o downsizing e abre portas para picape com propulsor de supercarro
Yvan Le Neindre, engenheiro-chefe de sistemas de propulsão da GWM, deixou claro em entrevista durante a CES 2026 que a palavra de ordem na marca é diversidade. Tradução: nem só de motores pequenos vive o futuro.
Ao colocar um V8 biturbo sob os holofotes da feira de tecnologia, a fabricante mostra que não se rendeu por completo — ao menos por enquanto — à "religião" do downsizing.
O motor V8 4.0 biturbo de ciclo Miller traz dupla injeção: direta a 350 bar e indireta no coletor a 5,5 bar. Há também uma bomba de óleo de deslocamento variável controlada por MAP.
GWM Poer V8?
Quando questionado sobre a possibilidade de uma picape da família Poer equipada com o V8 biturbo, Le Neindre foi direto: "É claro que é uma possibilidade", afirmou.
"Tudo depende do que o mercado anseia. O segmento de picapes é, certamente, uma opção, até porque nosso sistema é apto ao off-road e ao trabalho pesado", completou o executivo.
Le Neindre não se aprofundou no assunto, uma vez que ainda se trata de uma hipótese. Contudo, é possível prever que apenas as versões de topo da Poer seriam agraciadas com o V8 biturbo.
O motor trabalha em conjunto com um câmbio automático de nove marchas com conversor de torque. Além disso, é aliado a um propulsor elétrico para otimizar o desempenho e a eficiência energética.
Novo motor V8 vai equipar modelos de luxo da GWM
Além de uma hipotética versão topo de linha da Poer, o V8 deve equipar modelos de luxo e até superesportivos da GWM. Embora executivos tenham mencionado outras soluções para hipercarros, este propulsor não pode ser descartado.
Dados específicos de potência e torque ainda não foram revelados pela GWM. Teremos de aguardar as próximas etapas de testes para conhecer os números oficiais dessa fera chinesa.