GP da Bélgica 2025: veja os horários da F1 com mais uma corrida Sprint
Segunda metade da temporada 2025 começa em um circuito clássico, Spa-Francorchamps, sediando o GP da Bélgica de 25 a 27 de julho
Tem corrida da F1 neste fim de semana. A segunda metade da temporada de 2025 começa em um dos circuitos verdadeiramente clássicos, com Spa-Francorchamps sediando o GP da Bélgica de 25 a 27 de julho. Depois das corridas em Xangai e Miami, este será o terceiro fim de semana do ano no formato Sprint.
Haverá apenas uma sessão de treinos livres na sexta-feira, depois da qual acontece a Classificação Sprint, com a corrida Sprint sendo disputada em 15 voltas no sábado, seguida da classificação. As habituais 44 voltas do GP da Bélgica propriamente dito acontecem no domingo. É a segunda vez que esse circuito sedia uma Sprint, após o de 2023.
Horários do GP da Bélgica 2025
Sexta-feira, 25 de julho
- Treino Livre 1: 07h30
- Classificação Sprint: 11h30
Sábado, 26 de julho
- Corrida Sprint: 07h00
- Classificação: 11h00
Domingo, 27 de julho
- Corrida: 10h00 (44 voltas)
Pneus para o GP da Bélgica
Para o GP da Bélgica, a Pirelli escolheu três compostos para clima seco que não são consecutivos: o Duro é o mais duro da gama 2025, o C1, mas depois há um salto para o Médio (C3) e o Macio (C4). Isso não acontece desde o GP da Austrália de 2022, quando o trio consistia no C2 como Duro, o C3 como Médio e o C5 como Macio.
A novidade é o composto Duro, já que o Médio (C3) e o Macio (C4) são os mesmos do ano passado. De acordo com as simulações, esse trio deve tornar a estratégia de duas paradas ainda mais competitiva na corrida de domingo, ao mesmo tempo em que adiciona um grau maior de incerteza ao gerenciamento dos pneus durante o fim de semana, especialmente por se tratar de um evento Sprint, com apenas uma hora de treinos livres e uma alocação diferente de pneus para pista seca.
Com esse formato, o regulamento estipula um jogo de pneus a menos do que em um fim de semana normal: cada piloto tem 12 jogos, seis de Macios, quatro de Médios e dois de Duros. Além disso, o pneu Médio é o único permitido para as duas primeiras partes da Classificação Sprint e o macio precisa ser utilizado na terceira.
O circuito fica na floresta das colinas de Ardenas e é famoso por seu clima instável, mesmo de uma parte da pista para outra e até inclusive no auge do verão. Portanto, não está fora de questão que os dois tipos de pneus para pista molhada, o Intermediário e o Extreme Wet, possam entrar em ação no fim de semana. Bem, todo mundo sabe que o Extreme Wet nunca é usado; nem sabemos porque ainda existe.