Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

GM vai produzir carros com motor a combustão em fábrica de elétricos

Vendas de SUVs e picapes ficaram muito abaixo do esperado e fizeram montadora mudar planos de eletrificação

17 jun 2025 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

A General Motors reviu seus planos para a fábrica de Orion, em Detroit, no estado de Michigan, e decidiu abandonar, ao menos por enquanto, o projeto de transformar a unidade em um centro exclusivo de produção de veículos elétricos. Em vez disso, a fábrica passará a produzir também utilitários e picapes com motor a combustão a partir de 2027 — entre eles os futuros Chevrolet Silverado, Tahoe e Suburban, além dos GMC Sierra, Yukon e Yukon XL.

Inicialmente, a Orion Assembly seria responsável pela produção das versões elétricas da Silverado e da Sierra já a partir de 2024, prazo depois postergado para o fim de 2025 sob a justificativa de "alinhar os investimentos com a demanda por elétricos". No entanto, diante das vendas fracas, apenas 2.383 unidades da Silverado EV e 1.249 da Sierra EV no primeiro trimestre de 2025, a montadora optou por mudar de estratégia.

Com isso, a produção dos modelos elétricos será concentrada na Factory Zero, em Hamtramck, também no Michigan. A planta já é responsável por montar os GMC Hummer EV, além do Cadillac Escalade IQ.

Segundo a GM, a nova orientação exigirá investimentos de aproximadamente US$ 4 bilhões, valor similar ao que havia sido previsto para a eletrificação da fábrica de Orion. Em comunicado, a CEO Mary Barra afirmou que a decisão reforça o compromisso da empresa em produzir veículos nos Estados Unidos e preservar empregos locais. "Estamos focados em oferecer aos consumidores uma ampla gama de veículos que eles adoram, com liberdade de escolha", disse a executiva.

A GM não citou diretamente os desafios na adoção de veículos elétricos ou a possibilidade de tarifas comerciais, mas a mudança ocorre em um contexto de vendas muito aquém do esperado e crescente cautela por parte das montadoras diante dos altos custos de eletrificação e da resistência de parte dos consumidores.

Outras fábricas da GM também devem passar a operar em modelos de produção mista. A unidade de Spring Hill, no Tennessee — atualmente dedicada aos modelos elétricos da Cadillac, irá produzir o Chevrolet Blazer a combustão a partir de 2027. Já a fábrica de Fairfax, no Kansas, onde será relançado o Chevrolet Bolt EV, também montará o Equinox com motor a combustão, ajudando a transferir parte da produção do México para os EUA.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade