Fox com motor 3 cilindros custará R$ 750 a mais
O carro custará R$ 32.590 na versão duas portas e R$ 34.090 na versão quatro portas - R$ 750 a mais que o Fox 1.0 l de 4 cilindros, que continuará sendo vendido
A Volkswagen anunciou na noite desta quarta-feira o preço do Fox Blue Motion 1.0 l 2014, que levará o primeiro motor de 3 cilindros da fabricante no Brasil. O carro custará R$ 32.590 na versão duas portas e R$ 34.090 na versão quatro portas - R$ 750 a mais que o Fox 1.0 l de 4 cilindros, que continuará sendo vendido.
Segundo Henrique Sampaio, gerente de produto da Volkswagen, não há planos para o motor 3 cilindros equipar outros modelos da marca no País. O Fox 2014 com o novo propulsor começa a ser vendido no começo de julho.
Novidade
A Volkswagen mostrou nesta quarta em Campinas (SP) o primeiro modelo brasileiro da fabricante equipado com motor 3 cilindros. O modelo 2014 do Fox - apenas na versão Blue Motion - contará com propulsor 1.0 l de 3 cilindros e 12 válvulas. Segundo a companhia alemã, o novo motor propcia redução de até 17% no cosumo (quando abastecido com etanol ou 16% quando abastecido com gasolina).
O novo motor da Volkswagen é mais potente que o atual 1.0 l de 4 cilindros que equipa o Fox 2013. O propulsor de 3 cilindros gera 75 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 82 cavalos quando abastecido com etanol, contra 72 cavalos e 76 cavalos com gasolina e etanol, respectivamente, do atual 1.0 l de 4 cilindros. A transmissão é manual de cinco marchas.
Segundo a marca alemã, o 1.0 l de 3 cilindros que equipa o Fox 2014 roda na cidade 12,7 km/l com gasolina (14,4 km/l na estrada) e 8,8 km/l na cidade com etanol (9,9 km/l na estrada).
Além de mais potente, o novo 1.0 l de 3 cilindros da Volkswagen, que será fabricado em São Carlos (SP), dispensa o sistema de partida a frio (reservatório localizado na parte da frente do carro abastecido com gasolina e que é acionado em dias mais frios quando o carro está abastecido com etanol). Para acionar o sistema que aquece o combustível antes da partida, é necessário que o motorista pressione o pedal da embreagem antes de girar a chave.
Além do novo propulsor, a fabricante desenvolveu melhorias no sistema de direção (que agora é eletro-hidráulica e item de série da versão Blue Motion), aerodinâmica (o carro ganhou novas grade frontal e calotas) e pneus (chamados "verdes", que são mais estreitos e têm menor resistência ao rolamento).
Com as melhorias de consumo e potência, o carro ficou mais ágil e veloz. Segundo a Volkswagen, a velocidade máxima passou para 167 km/h quando abastecido com etanol e 166 km/h quando o carro roda com gasolina (contra 160 km/h e 158 km/h com etanol e gasolina, respectivamente, do atual Fox 1.0 l de 4 cilindros). Agora o carro faz de zero a 100 km/h em 13s2 com etanol e 13s5 com gasolina (contra 14s1 com etanol e 14s7 com gasolina do 1.0 l quatro cilindros).
O jornalista viajou a convite da montadora