Ford Everest: já dirigimos o SUV raiz 4x4 na Argentina, mas ele não vem
Importado da Tailândia, Ford Everest é baseado na picape Ford Ranger, mas o carro não está no radar do Brasil (veja o porquê)
O Ford Everest poderia ser o futuro próximo baseado num sucesso do passado. Enquanto a maioria dos utilitários esportivos usa carroceria monobloco, o Everest é um SUV raiz, 4x4, com carroceria sobre chassi, baseado na picape Ford Ranger. Já é realidade na Argentina, onde custa 78.900 pesos (366.500 reais), mas não será vendido no Brasil.
Por que o dirigimos? Bem, no futuro tudo pode mudar. Há uma chance de o Everest ser fabricado junto com o Ford Ranger. Isso mudaria o panorama. Mas, hoje, não há chance, pois o carro teria um preço altíssimo no Brasil. Mesmo assim, a Ford disponibilizou cinco exemplares do Everest para que um grupo de jornalistas brasileiros o conhecessem, durante o lançamento das picapes F-150 Tremor e Maverick Tremor.
Dirigimos o Ford Everest nas estradas da região de Bariloche, há cerca de um mês, e nossa impressão foi a mais positiva possível. Embora tenha uma fórmula “do passado”, o Everest é muito dócil na condução, tem bom equilíbrio e seu comportamento dinâmico supera facilmente carros como o Toyota SW4, por exemplo, líder desse nicho.
O Ford Everest tem 7 lugares, motor 2.3 turbo a gasolina, 300 cv de potência (5.650 rpm), 446 Nm de torque (3.500 rpm), câmbio automático de 10 marchas, tração 4x4, suspensão com eixo rígido na traseira, freios a disco ventilados nas quatro rodas, pneus 255/55 R20, seis modos de condução, freio de estacionamento elétrico e direção elétrica assistida.
É um carro enorme, que tem muito espaço interno, mas surpreende por ser muito bom de dirigir. O Everest mede 4,91 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,84 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Pesa 2,4 toneladas, mas é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em bons 8,6 segundos. Com 226 mm de vão livre do solo, consegue passar por riachos de até 800 mm de profundidade. Ou em áreas alagadas.
O porta-malas tem 259 litros de capacidade com 7 lugares, 898 litros com 5 lugares e 1.823 litros com os bancos do meio rebatidos. Na Argentina, ele faz 8,3 km/l de gasolina na cidade e 13 km/l na estrada. No Brasil, porém, a economia de combustível seria bem menor, pois há uma grande quantidade de etanol na gasolina. Para quem gosta desse carro, sonhar não custa nada.