Fiat Toro 2026: George Guimarães avalia sucesso no Brasil e chance na Europa
Durante o test drive da Toro 2026, George Guimarães e Sergio Quintanilha conversaram sobre a tradição e a liderança da Fiat no segmento
Durante o test drive do novo Fiat Toro 2026, o jornalista Sergio Quintanilha conversou com George Guimarães, editor do site AutoIndústria. A troca de ideias destacou não apenas o desempenho da picape, mas também o impacto estratégico da Fiat nesse segmento e os desafios para o futuro. O conteúdo completo da entrevista está no final desta matéria.
Fiat Toro tem 9 anos de mercado e 9 anos de liderança
Sergio Quintanilha: “Aproveitando que eu estou aqui na companhia do jornalista George Guimarães, editor do site AutoIndústria, uma referência em jornalismo na área de negócios da indústria automobilística, e que também já trabalhou na Fiat há algum tempo. George, a Fiat acertou a mão com a picape Toro, você não acha, em termos de negócios?”
George Guimarães: “Eu acho que sim. Primeiro preciso dizer que faz muito tempo que trabalhei na Fiat, na época em que as picapes da marca eram derivadas do 147 ou do Uno. Isso mostra que a Fiat tem tradição nesse segmento. Desde lá vem sustentando e inovando. A Toro é uma das inovações mais importantes e a Fiat acertou muitíssimo a mão. Já são 9 anos de mercado, 9 anos de liderança em um segmento que mistura alhos com bugalhos, como escrevi outro dia.”
O editor do AutoIndústria criticou a aglomeração de modelos diferentes nas tabelas de ranqueamento oficiais. “A Fenabrave mistura Hilux, Ranger, Oroch, Toro e Montana, ou seja, produtos de categorias totalmente diferentes. Ainda assim, a Toro é líder considerando todos esses modelos”.
Sergio Quintanilha: “Por que a Fiat não lança uma picape como a Toro em outros mercados, como na Itália? A Fiat perdeu muito espaço na Europa, não seria o caso?”
George Guimarães: “Essa é uma pergunta que deveria ser feita à própria Fiat. Eles provavelmente responderiam que não há mercado. Mas, sinceramente, eu acho que tem. Se eu tivesse que apostar meu dinheiro, apostaria que há espaço tanto para a Toro quanto, principalmente, para a Strada. A Europa tem ruas estreitas, pouco espaço para estacionar e não há lugar para picapes grandes. A Toro estaria no limite, mas a Strada, sim, atenderia muito bem ao transporte pessoal e de carga nos grandes centros europeus.”