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Fiat Fastback chega à linha 2026 com mudanças pontuais para se manter bom de loja

SUV cupê ganhou dianteira nova com para-choque redesenhado, grade frontal nova e teto solar, mas (quase tudo) é opcional

29 jun 2025 - 08h01
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A Fiat não demorou a revelar a linha 2026 do Fastback, apenas um mês depois de mostrar o Pulse reestilizado. O SUV cupê ganhou as mesmas mudanças no visual do Pulse, mas com alguns toques específicos para o Fastback, bem como equipamentos extras, também com itens exclusivos do cupê. A tabela de preços foi atualizada e todas as versões ficaram mais caras, à exceção da mais barata 1.0 turbo T200, que manteve o valor inicial de R$ 119.990.

A maior novidade mesmo está na dianteira, onde o Fastback recebeu um novo para-choque dianteiro, com entrada de ar inferior redesenhada, e uma nova grade frontal, esta diferente do Pulse. Atrás, também há um novo para-choque, mas apenas para as versões Impetus, Limited e Abarth.

E na versão Impetus, o para-choque novo está atrelado ao pacote que inclui as molduras das caixas de rodas pintadas na cor da carroceria e o novo teto solar, adicionando R$ 4.990 aos R$ 167.990 da versão. As versões de entrada, Audace e a Impetus sem teto solar mantém a traseira antiga e as molduras de plástico preto.

O teto solar, aliás, é a outra grande novidade para a linha 2026 do Fastback. Ele é opcional nas versões Impetus e Limited Edition, e de série no Abarth. Assim como no Pulse, o teto é de vidro fixo e abrange pouco mais da metade do teto, e tem cortina retrátil elétrica, acionada por um botão junto às luzes de leitura. Na Limited, o pacote com o teto solar adiciona R$ 5.990. Há também novas rodas, de 17? na versão Audace, de 18? para as demais versões.

O sistema ADAS, de auxílio ao motorista, ganhou monitor de ponto cego no pacote. O item é opcional para as versões Impetus e Audace e de série no Abarth. Custa R$ 3.990 nas duas versões e vem junto do pacote de serviços conectados da Fiat, que inclui telemetria e conexão com serviços de emergência. Além de monitor de ponto cego opcional, o Fastback já tem de série frenagem automática de emergência, monitor de faixa de rolamento e comutador automático do farol alto.

Itens aguardados como airbags de cortina (o Fastback continua com apenas quatro, como o Pulse) e controle de cruzeiro adaptativo ainda ficaram para depois. Segundo a Fiat, o pacote de equipamentos das versões é fechado de acordo com a demanda dos compradores.

A gama de versões não mudou. Acima da básica, vem as Audace e Impetus, com motor 1.0 turbo T200 Hybrid que, embora a nomenclatura sugira, não são híbridos plenos, mas híbridos leves, com um gerador no lugar do alternador. O sistema passou pela mesma atualização do Pulse, e agora entra em atuação mais vezes.

No topo da gama vem as Limited Edition, com motor 1.3 turbo de 176 cv, e Abarth, com o mesmo motor, mas 185 cv, sempre com etanol no tanque. A Fiat diz que a diferença de potência é por conta do perfil de público dos dois modelos, mas a mudança nas leis de emissões pelo Proconve L8 deve ter pesado na decisão de deixar apenas a versão com menor percentual de vendas com maior potência (e poluindo mais).

Segundo a Fiat, metade das vendas do Fastback hoje corresponde pelas versões Audace e Impetus, com motor T200 Hybrid, enquanto a Abarth fica com 10% da fatia. A de entrada fica com outros 40% do mix, deixando a Limited Edition com o maior potencial de crescimento na gama.

A R$ 159.990, o Fastback Audace ficou R$ 4.000 mais caro do que o modelo 2025 e, na prática, só mudou a dianteira e as rodas. Já a versão Impetus, subiu menos, R$ 3 mil, para R$ 167.990, e só mostra as melhores mudanças da linha 2026 se ganhar mais R$ 8.980 em opcionais (teto solar e monitor de ponto cego), saltando para R$ 176.990. É praticamente o mesmo valor do Fastback Abarth, que agora custa R$ 177.990, após os R$ 6 mil de reajuste para 2026, e já trazendo todos os itens de série, além do motor 1.3 turbo com 53 cv a mais do que o 1.0.

Enquanto isso, a versão Limited Edition mostra porque ficou esquecida no meio da linha. A R$ 171.990, ela não traz nem teto solar, nem monitor de ponto cego de série, indo a injustificáveis R$ 185.960 com esses itens, isso sem contar com os preços da pintura.

O concorrente direto, Volkswagen Nivus, é consideravelmente mais barato no comparativo versão a versão. Apenas as de entrada tem o mesmo valor, de R$ 119.990, patamar de encaixe para isenção de impostos para o público PCD. Mas com um Nivus Highline a R$ 164.940 com o pacote ADAS opcional, equipando-o com monitor de pontos cegos, assistente de saída de vaga, assistente de estacionamento e de permanência de faixa, além do monitor de faixa de rolamento, ainda fica abaixo do valor de um Fastback Impetus básico.

Fiat Fastback Impetus 2026
Fiat Fastback Impetus 2026
Foto: Fiat/Divulgação / Estadão

Por esses preços, também dá pra entrar numa Honda e levar um HR-V EX por R$ 156.100, ou mesmo um EXL a R$ 165.900, equipados com ACC, monitores de faixa de rolamento, frenagem de emergência, permanência de faixa e assistente de farol alto.

O Fastback, no entanto, é mais em conta que um Chevrolet Tracker, por exemplo, que exceto a versão base, também de R$ 119.990, parte de R$ 154.990 na versão LT com motor 1.0 turbo de 121 cv, vai a R$ 169.490 na LTZ com monitores de ponto cego e rodas de 17? e encosta nos R$ 190 mil nas Premier e RS com motor 1.2 turbo de 141 cv.

Sem mudanças sob o capô, o SUV compacto manteve o bom comportamento ao volante. O 1.0 turbo com sistema híbrido leve da versão Impetus testada tem bom fôlego nas saídas, graças ao torque de 20,7 kgfm disponíveis já a 1.750 rotações. Tanto que o funcionamento do câmbio CVT pouco se faz perceber, já que não é necessário subir tanto as rotações para que o carro ganhe velocidade.

O Fastback já trazia bom nível de acabamento, ligeiramente superior ao do Pulse, algo mantido na linha 2026. O isolamento acústico é bom, e ajuda o fato de o câmbio manter as rotações sempre baixas, contribuindo para o silêncio a bordo. O novo revestimento de vinil nas portas também deixou a cabine mais requintada.

Fiat Fastback Impetus 2026
Fiat Fastback Impetus 2026
Foto: Fiat/Divulgação / Estadão

O teto solar ajuda a ampliar a sensação de espaço interno, bem-vindo já que o modelo tem o menor entre-eixos entre os SUVs compactos, com 2,53 metros. São 4 cm a menos que num Tracker, refletidos no espaço para os ocupantes traseiros. Estes aliás, terão o vão para as cabeças ligeiramente comprometido caso a unidade seja equipada com o teto solar. Há um rebaixamento no teto, para acomodar a persiana retrátil, que rouba preciosos centímetros de espaço, deixando apenas uma área restrita, junto aos encostos de cabeça, onde os ocupantes poderão esticar os pescoços. Em todo caso, qualquer pessoa com mais de 1,80 metro se acomodará melhor no banco da frente.

Ao menos, o porta-malas engole bons 516 litros seguindo o padrão VDA, que usa blocos de isopor de diferentes tamanhos para preencher o espaço e simula malas e outros objetos no bagageiro. É mais do que os 393 litros de um Tracker ou mesmo os 415 litros do VW Nivus. A abertura é grande e o piso baixo, facilitando a colocação de bagagens.

O Fastback 2026 mudou pouco, suficiente para mantê-lo atualizado e bem nas vendas, já que ele vende mais do que o próprio irmão Pulse, e vai bem também dentro da gama Stellantis, ficando atrás apenas do Jeep Compass. Também vende mais do que o rival VW Nivus, mas está em meio a um segmento pra lá de concorrido, com HR-V e Hyundai Creta à frente, além do todo poderoso líder VW T-Cross.

Prós

SUV tem bom acabamento interno, bom desempenho do motor 1.0 turbo e é bom de curva, além de ser confortável mesmo com rodas de 18?.

Contras

Novidades mais importantes da linha 2026 ficaram todas na lista de opcionais para a versão Impetus. E com eles, preço encosta na versão de topo Abarth, o que dificulta justificar escolha.

Ficha técnica - Fiat Fastback Impetus T200 Hybrid

  • Motor: Turbo 200 (1.0 turboflex)
  • Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm
  • Torque: 20,4 mkgf a 1.750 rpm (G/E)
  • Motor elétrico: Dianteiro, transversal
  • Tensão: 12V - 3kW
  • Câmbio: CVT (simula 7 marchas)
  • Aceleração (0 a 100 km/h): 9,7 s (G) / 9,4 s (E)
  • Velocidade Máxima: 194 km/h (G) / 196 km/h (E)
  • Tanque de Combustível: 45 litros
  • Tração: Dianteira
  • Suspensão Dianteira: Independente tipo McPherson
  • Suspensão Traseira: Eixo rígido
  • Comprimento: 4,44 m
  • Largura: 1,77 m
  • Altura: 1,54 m
  • Entre-eixos: 2,53 m
  • Porta-malas: 516 litros
  • Peso (em ordem de marcha): 1.271 kg
  • Preço: R$ 167.990

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Estadão
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