Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiat Cronos Automático é bom, bonito e custa R$ 8 mil a menos

AVALIAÇÃO: rodamos na cidade e na estrada com o Fiat Cronos Drive 1.3 equipado com câmbio automático CVT; veja as notas

14 abr 2023 - 13h13
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Fiat Cronos é um sedã automático de qualidade que oferece câmbio automático abaixo de R$ 100 mil. Não é barato, mas como todos os automóveis estão com preços altíssimos, a versão Cronos Drive 1.3 AT é muita competitiva e tem preço interessante.

O Cronos Automático (CVT) custa R$ 99.990 na versão Drive e R$ 107.890 na Precision. Ambas têm motor 1.3. Para dar uma ideia, o Hyundai HB20S Automático de entrada custa R$ 108.090 (versão Comfort) e o Chevrolet Onix Plus Automático sai por R$ 112.990 (LTZ). Os rivais do Fiat Cronos têm motor 1.0 turbo e são mais potentes.

O que é novo – O Fiat Cronos 2023 traz nova grade dianteira com dois frisos horizontais cromados e a bandeirinha da Fiat, além de novas rodas e calotas. As mudanças internas estão no volante, que é novo, e no acabamento em couro marrom, que deu mais sofisticação ao sedã compacto. A principal mudança é o câmbio CVT nas versões Drive e Precision. 

Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Até a linha 2021 o Fiat Cronos Precision tinha motor 1.8 e câmbio automático de 6 marchas. A linha 2022 ficou sem versões automáticas, que voltaram no Cronos 2023 na configuração 1.3 com câmbio CVT de 7 marchas.

O que nós gostamos – O câmbio automático CVT ficou muito bom no Fiat Cronos. O sedã compacto não é muito pesado e essa configuração do motor Firefly 1.3 com o câmbio automático continuamente variável é uma aplicação interessante, especialmente na redução de consumo.

Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Cronos Automático agora faz 15 km/l de gasolina na estrada, uma vantagem e tanto perante os 13,2 km/l do antigo Cronos 1.8 AT6. Antes, o Cronos consumia 7,6 litros/100 km; agora o consumo é de 6,7 litros/100 km.

No uso de etanol na cidade, a vantagem é ainda maior. Passou de 6,7 km/l para 9,3 km/l. Antes, o Cronos Automático consumia 14,9 litros de etanol a cada 100 km na cidade; agora baixou para 10,7 litros/100 km.

A praticidade é um dos pontos altos do Fiat Cronos. O carro é muito versátil, pois atende tanto a uma família que precisa carregar coisas quanto a alguém que trabalha e precisa transportar objetos. Serve para táxi, para uso pessoal e para empresas.

Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A multimídia atual, de bom tamanho e localizada no alto do centro do painel é outro ponto positivo, bem como o novo volante de direção, a posição de dirigir e o ajuste de altura do cinto de segurança. O principal destaque, porém, é o enorme porta-malas de 525 litros.

O que pode melhorar – Por ter um motor menor, o Cronos Automático perdeu na aceleração. O carro não chega a ser xoxo, mas a arrancada de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos não é exatamente empolgante. Isso pode melhorar se o Cronos for equipado com o motor 1.0 turbo de 3 cilindros que equipa o Fiat Pulse.

O porta-objeto das portas dianteiras é muito estreito e não acomoda uma dessas garrafinhas de água de inox que estão na moda e são mais “gordinhas” do que as garrafas pet. A entrada USB tem uma base enorme e fica num lugar péssimo, roubando metade do espaço do principal porta-objetos do console central.

Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O apoio de braço central, entre os bancos dianteiros, mais incomoda do que ajuda; o Cronos Drive ficaria melhor sem ele. Além disso, airbags laterais e de cortina deveriam estar na lista de opcionais, para o consumidor decidir se quer investir em maior nível de segurança.

Potência e KML – O motor 1.3 aspirado é confiável e tem boa potência: 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol, ambos a 6.250 rpm (giro alto). O torque é de 129 Nm com gasolina e 134 Nm com etanol, valores bons para a categoria, porém a força total surge somente a 4.000 rpm.

Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Fiat Cronos Drive 1.3 Automático
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Como dissemos acima, o consumo melhorou bastante. Com gasolina, o Fiat Cronos 1.3 Automático faz 13,3 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada. Com etanol, faz 9,3 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada.

Notas (pela categoria)

Desempenho - 6 (bom)

Consumo - 8 (muito bom)

Dirigibilidade - 9 (ótima)

Conforto - 8 (muito bom)

Usabilidade - 10 (ótima)

Conectividade - 10 (ótima)

MÉDIA - 8,5 (MUITO BOM)

Veredicto – Vale a pena comprar o Fiat Cronos Drive 1.3 Automático, pois ele tem um preço competitivo e entrega tudo que se espera de um sedã compacto: ótimo porta-malas, multimídia excelente, boa economia de combustível, design atual, volante e instrumentos agradáveis e o conforto do carro automático. E custa R$ 8 mil a menos do que o HB20S Automático.

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,364 m

Largura: 1,726 m

Altura: 1,508 m

Entre-eixos: 2,521 m

Porta-malas: 525 litros

Tanque: 48 litros

Preços 

Cronos Drive 1.3 AT - R$ 99.990

Cronos Precision 1.3 AT - R$ 107.890

Novo Onix Plus fica melhor em tudo e sobe de categoria:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade