Diferentes e parecidos: Fiat Strada e Peugeot 2008
Modelos são totalmente diferentes e pertencem a categorias distintas, mas a picape e o SUV apostam na motorização Turbo 200 da Stellantis
Enquanto a Fiat Strada figura como o carro mais vendido do Brasil, já com mais de 50 mil unidades emplacadas no acumulado do ano, o Peugeot 2008 é um dos SUVs compactos menos comercializados do país - infelizmente, um carro injustiçado no nosso mercado.
À primeira vista não parece, mas os dois modelos têm bastante coisa em comum, semelhanças que vão muito além de pertencerem ao mesmo grupo Stellantis. Por isso, resolvemos bolar um comparativo com a dupla.
Para este duelo, ambos os modelos trajaram suas melhores roupas e aparecem nas respectivas versões topo de linha Ultra (posição que a Strada divide com a opção Ranch) e GT.
Tanto a Strada quanto o 2008 têm motorização 1.0 turbo de até 130 cv. Mas a faixa de preço muda. Enquanto a Fiat pede R$ 146.990 pela picape, o SUV tem preço sugerido de R$ 173.990.
Entretanto, a marca francesa sempre reserva boas promoções e, atualmente, seu SUV compacto pode sair por R$ 160.990. De qualquer forma, a diferença entre ambos é significativa, de exatos R$ 14 mil.
Embora tenham, na ficha técnica, câmbio CVT que simula sete marchas e torque de 20,4 kgfm disponível a breves 1.750 rpm, cada um se comporta à sua maneira.
A Strada, mais voltada ao trabalho, tem suspensão McPherson na dianteira, com barra estabilizadora; já o 2008, também McPherson, oferece conjunto independente. Atrás, os adversários usam eixo rígido.
Dados de desempenho
Ainda em mecânica, mesmo que compartilhem o motor Turbo 200, o 2008 é mais pesado que a Strada. Mas não parece, tanto que tem condução mais leve.
De acordo com números da ficha técnica, o desempenho do SUV francês fica devendo fôlego ao rival. Para se ter ideia, o 0 a 100 km/h é feito em 10,1 segundos (independentemente do combustível utilizado) contra até 9,5 segundos na picape.
Talvez pelas dimensões mais compactas, e pelo conjunto mais aerodinâmico, a velocidade máxima do utilitário supera a rival. São 194 km/h (2008) contra 180 km/h (Strada) - com etanol no tanque.
A Strada tem boa dirigibilidade, direção direta, e oferece a rigidez que esse tipo de modelo requer, sem contar que tem aptidão para ultrapassar os mais diversos tipos de solo, e ângulo de ataque de bons 23 graus. Ou seja, a picape encara melhor valetas e buracos na comparação com o 2008.
Por outro lado, o SUV da Peugeot tem um rodar mais confortável e silencioso, e é melhor em curvas. Destaque, também, para a posição de dirigir, infinitamente melhor.
Em relação ao consumo, o 2008 é um pouco mais econômico. Na cidade, faz 8,6 km/l com etanol no tanque e 12,3 km/l, com gasolina. Na estrada, no entanto, os números ficam em, respectivamente, 9,8 km/l e 13,7 km/l. Na Fiat Strada, portanto, os números caem para 8,3 km/l, 12,1 km/l, 9,4 km/l e 13,2 km/l, na mesma ordem.
Espaço
Espaço é um ponto que conta muito para que um carro seja considerado confortável. Aqui, no entanto, uma curiosidade. Embora o espaço traseiro da Strada seja bem mais apertado, na prática, o modelo tem curiosamente a vantagem de 13 centímetros sobre o 2008. O acesso aos bancos também é melhor no Peugeot. Todos os números seguem na ficha técnica, ao final do texto.
Em relação ao acabamento, o capricho é bem maior no 2008.
Ambos têm detalhes em black piano e tom prateado espalhados pela cabine, mas as variações de materiais, cores e texturas é melhor no Peugeot, que também é mais bem acabado e mais moderno.
Caçamba ou porta-malas?
Agora, um dos pontos que norteiam esse comparativo é o seguinte: caçamba ou porta-malas? Embora a Strada tenha a proposta de ser um "carro com caçamba", como a Fiat fez questão de frisar no lançamento da nova geração do veículo, lá em 2020, o fato é que aqui não há porta-malas.
O compartimento tem volume útil (até o limite da carroceria) de 844 litros. E a capota marítima é de série. Ponto para a Fiat, afinal, tem montadoras por aí que comercializam picapes mais caras e sequer disponibilizam esse item crucial.
Embora o espaço da caçamba seja uma mão na roda para alguns, quem não carrega grandes volumes de carga fica mais contente com o porta-malas do 2008, que é fechado, forrado, e comporta até 419 litros.
Itens
Ao comparar a lista de série dos modelos, as diferenças já começam pelas chaves. A Strada segue outros veículos da Fiat, com o formato canivete. Já o 2008 apela para o modelo presencial - basta apertar o botão no painel para que o motor seja acionado.
E a modernidade superior do 2008 não para por aí. O habitáculo têm formato cockpit. Na hora de dirigir, a visão é muito melhor do que o formato tradicional. Sem contar que o volante é pequeno e tem excelente pegada. Dá para dizer que é a melhor ergonomia da categoria.
No 2008, tem teto panorâmico e são duas telas digitais. O quadro de instrumentos é configurável e em 3D, já a central multimídia mede 10,3".
Enquanto isso, a Strada tem central multimídia menor (com 7") e quadro de instrumentos com tela TFT ao centro e moradores analógicos para velocímetro, conta-giros e marcador de combustível. A picape tem entrada auxiliar.
Entre os principais equipamentos de série, o 2008 GT oferece seis airbags, central multimídia conexão sem fio de Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução - a Strada também tem os dois últimos.
O Peugeot oferece, ainda, freio de estacionamento eletrônico, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, faróis e lanternas com iluminação full-LEDs e sistemas de assistência a condução, como os alertas de colisão e de permanência em faixa, detector de fadiga, frenagem automática, entre outros.
Já a Fiat Strada Ultra é bem mais simples, com quatro airbags, freio de estacionamento por alavanca e volante com regulagem só de altura. Vantagem para a Peugeot.
Visual
Quando visto por fora, o Peugeot 2008 se destaca. O design é muito bem resolvido e moderno. Tem iluminação full LEDs, belíssimas rodas, teto pintado de preto, lanternas traseiras unidas por barra e linha de cintura alta.
Isso corrobora para que o SUV tenha perfil mais dinâmico na comparação com a Fiat Strada, que tem soluções mais óbvias e aposta em um certo apelo off-road, com mais partes plásticas, faróis de neblina convencionais e rodas menores, com 16?.
Veredito
Mesmo devendo em robustez, o 2008 vence esta disputa pela maior dose de conforto ao rodar, lista mais generosa de equipamentos e modernidade visual e interior. Por outro lado, ponto para o preço da Strada, R$ 14 mil mais barata.
Não dá para deixar de levar em conta, também, predicados como a proposta da picape, a tradição da marca Fiat e a facilidade do pós-vendas. O conjunto de motor 1.0 turboflex e câmbio CVT da Stellantis é o mesmo em ambos os modelos, e tem boa aceitação no mercado. Então, manda o gosto do cliente.
Fiat Strada Ultra
Motor: 1.0, turbo, 12V, 3 cilindros em linha, flex
Potência: 125 (G)/130 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 mkgf (G/E) a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas; tração dianteira
Comprimento: 4,45 metros
Largura: 1,73 metro
Altura: 1,60 metro
Entre-eixos: 2,74 metros
Volume útil da caçamba: 844 litros
Capacidade de carga: 650 kg
Tanque: 55 litros
Peso (ordem de marcha): 1.251 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,8 s (G)/9,5 s (E)
Velocidade máxima: 178 km/h (G)/180 km/h (E)
Preço: R$ 146.990
Peugeot 2008 GT
Motor: 1.0, turbo, 12V, 3 cilindros em linha, flex
Potência: 125 (G)/130 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 mkgf (G/E) a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas; tração dianteira
Comprimento: 4,31 metros
Largura: 1,78 metro
Altura: 1,55 metro
Entre-eixos: 2,61 metros
Porta-malas: 419 litros
Tanque: 47 litros
Peso (ordem de marcha): 1.300 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,1 segundos (G/E)
Velocidade máxima: 191 km/h (G)/194 km/h (E)
Preço: R$ 160.990
