Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Defender Sport será jipe elétrico com tamanho de Land Rover Freelander

Novo modelo de entrada da marca Defender estreia em breve como um sucessor espiritual do antigo Freelander e vai brigar com o BMW iX3

18 out 2025 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários

Após ressuscitar o icônico Defender, a Jaguar Land Rover (JLR) se prepara para lançar uma nova versão menor do SUV, totalmente elétrica, com estreia prevista para 2027. O modelo deve substituir o Discovery Sport e, embora o nome ainda não esteja confirmado, há fortes indícios de que poderá se chamar Defender Sport.

A ausência de escapamento nas unidades de teste deixa claro que o projeto é 100% elétrico. O utilitário usará a plataforma EMA, a mesma que servirá de base para o futuro Range Rover EV. Essa arquitetura é inédita e moderna, com sistema elétrico de 800 volts e foco em alta eficiência.

O desenvolvimento da EMA faz parte de um investimento bilionário da JLR, que inclui a modernização da fábrica de Halewood, no noroeste da Inglaterra, um aporte de 500 milhões de libras (aproximadamente R$ 3,57 bilhões), além da criação de um novo centro de produção de baterias.

Embora o mercado de elétricos não tenha avançado na velocidade esperada por algumas montadoras, a JLR estuda ampliar as possibilidades da plataforma EMA, avaliando inclusive o uso de propulsão a hidrogênio, segundo o site Carscoops.com.

Essa mudança de rota não seria inédita: a Fiat revisou sua estratégia com o 500e, lançando uma versão com motor 1.0 híbrido leve, enquanto a Porsche já anunciou planos de reinstalar motores a combustão no 718. Outras marcas já reavaliam suas frotas totalmente elétricas, por exemplo.

Modelo deverá ser menor que atual Defender

Mesmo com os protótipos flagrados em testes mostrando dimensões menores que as do Defender tradicional, a JLR ainda não comentou oficialmente sobre possíveis ajustes na estratégia da nova plataforma.

"O que observamos em outras montadoras é que a corrida pelos carros elétricos a bateria começou a perder força", declarou, na época, o então CEO Adrian Mardell. "A adesão aos híbridos plug-in (PHEVs) nos surpreendeu positivamente. Estamos empenhados em ampliar a oferta desse tipo de veículo enquanto o mercado amadurece."

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade