Chevrolet Blazer EV viaja 1.800 km e não deve nada aos alemães
Em mais uma viagem do Guia do Carro com um veículo elétrico, Chevrolet Blazer EV prova que está num nível altíssimo de qualidade
O Chevrolet Blazer EV é um carro elétrico que não deve nada aos carros elétricos similares das marcas alemãs Audi, BMW e Mercedes. Pude comprovar isso viajando cerca de 1.800 km com o Blazer elétrico, entre Guarujá, balneário do litoral paulista, e Terra Boa, cidade do noroeste paranaense.
Para quem busca o melhor custo-benefício em um carro elétrico grande, familiar, potente, confiável e com grande alcance, o Chevrolet Blazer EV é uma compra melhor do que o Audi Q6 E-tron Sportback, o BMW i4 Gran Coupé e o Mercedes EQE SUV 350+. Selecionei esses carros porque eles têm potência, aceleração, bateria e alcance próximos.
Aqui estamos falando de carros de alto valor, porém a diferença de preço a favor do Blazer EV é bem grande. Mesmo assim, o Chevrolet é o segundo mais potente, o segundo mais rápido, tem a maior bateria e o maior alcance, além de ser o mais espaçoso e ter a recarga doméstica mais rápida.
Bem, a Chevrolet não é uma marca premium; é generalista popular. Mas o Blazer EV é um carro premium e fez enorme sucesso por onde passou em São Paulo e no Paraná. O primeiro dado relevante é que ele cumpre os 481 km aferidos pelo PBEV do Inmetro, fato que ainda não verificamos nos elétricos da Audi e da BMW (da Mercedes, sim).
Mas, atenção: assim como todos os carros elétricos, quanto mais rápido você dirige, mais energia vai consumir. Por isso, nas nossas avaliações, procuramos viajar pelo menos 90% do tempo dentro da velocidade da estrada (até 120 km/h), com exceções para algumas ultrapassagens e algumas rápidas acelerações para sentir a potência e a estabilidade do carro.
Usando os dados oficiais dos próprios fabricantes e do Inmetro, podemos dizer que o Chevrolet Blazer EV, de R$ 503.000, custa R$ 147.000 a menos do que o Audi Q6, vai de 0 a 100 no mesmo tempo (ganha por 1 décimo, embora tenha 40 cv a menos) e chega 54 km mais longe.
Em relação ao BMW i4, o Chevrolet Blazer EV custa R$ 80.000 a menos, tem 7 cavalos a mais, acelera no mesmo tempo (perde por 1 décimo), tem a bateria muito maior (102 kWh contra 81 kWh) e supera o alcance do modelo alemão em 76 km.
Quanto ao Mercedes EQE SUV, o Blazer EV custa R$ 197.000 a menos, tem 27 cavalos a mais, é mais rápido (5,8 contra 6,4 segundos), tem a bateria com 8 kWh a mais de capacidade e vai mais longe 75 km.
Curiosamente, das marcas premium, só a Audi tem carregadores rápidos em Londrina e Maringá. Para minha surpresa, a Chevrolet agora também tem. A BMW só tem carregadores de 7 kW nas concessionárias, o que é uma vergonha, pois não passa de um enfeite para o usuário de carro elétrico. E a Mercedes simplesmente não tem carregadores.
Embora sejam carros de marcas premium, nenhum deles é soberano em relação ao Blazer EV quanto à lista de equipamentos. Entre os quatro, sempre um ganha em algum detalhe, mas nenhum deles dá “um banho” que justifique tecnicamente as diferenças de preços. Por tudo que enfrentamos nessa viagem, em termos de status, segurança, prazer ao dirigir, conforto, autonomia, rapidez de carregamento, multimídia e espaço interno, o Chevrolet é a melhor compra.
Porém, é preciso considerar algumas coisas. O Blazer EV é importado do México, então teoricamente poderia custar menos. Não há tarifas de importação entre o Brasil e o México. A rede Chevrolet não tem familiaridade com o produto elétrico; pelo que soubemos carregando o carro numa concessionária em Maringá e Londrina, ele só está à venda em Curitiba, a capital.
Das quatro marcas, a única que tem aspirações de se tranformar no Brasil é a Chevrolet, mas seu momento de vendas no país é muito ruim, por razões que ainda não foram oficialmente explicadas. O salto tecnológico entre um Onix – que tem um malfadado histórico de problemas com a correia dentada banhada a óleo – e um Blazer EV é absurdo.
Portanto, um cliente de carro premium talvez não queira pagar meio milhão de reais num veículo de uma marca popular e que não entrega o mesmo status de um Audi, um BMW ou um Mercedes. Isso pode ser injusto, mas cabe à GM mostrar ao público que, muitas vezes, status é fazer a compra mais inteligente. Pelo menos dentro de seu nicho o Chevrolet Blazer EV é uma compra inteligente.
Para saber mais detalhes sobre o Chevrolet Blazer EV, leia aqui o nosso review e veja também o vídeo abaixo. Na tabela a seguir estão os principais dados dos carros citados.
| Carro | Preço | Potência | 0 a 100 | Bateria | Alcance |
| Chevrolet Blazer EV | R$ 503.000 | 347 cv | 5s8 | 102 kWh | 481 km |
| Audi Q6 E-tron Sportback | R$ 650.000 | 387 cv | 5s9 | 100 kWh | 427 km |
| BMW i4 Gran Coupé | R$ 583.000 | 340 cv | 5s7 | 81 kWh | 405 km |
| Mercedes EQE SUV 350+ | R$ 700.000 | 320 cv | 6s4 | 96 kWh | 406 km |