Carro zero km pode ficar mais barato no Brasil com redução do IPI
Governo Federal deve regulamentar nesta semana o programa Carro Sustentável, que reduzirá o IPI de carros populares produzidos no Brasil
Os carros zero km podem ficar mais baratos em breve no Brasil. De acordo com a jornalista Marli Olmos, do jornal Valor Econômico, o governo deve anunciar nesta semana a regulamentação do IPI Verde, que deve ser acompanhada de um outro programa de incentivos fiscais. Batizado de Carro Sustentável, ele vai reduzir o IPI de carros mais em conta produzidos no Brasil.
Ambos os pacotes fazem parte do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação). Enquanto o IPI Verde vai cobrar menos impostos de carros menos poluentes – e mais dos que poluem em maior nível – a iniciativa Carro Sustentável vai reduzir os impostos dos carros que se encaixem nos critérios de seleção.
Os parâmetros que serão levados em conta devem ser a potência, combustível (com vantagem para os carros flex), eficiência energética e até mesmo o impacto do veículo no meio ambiente: carros com maior índice de reciclabilidade serão beneficiados. Além disso, o carro também deve ser produzido no Brasil.
Oficialmente, o governo ainda não divulgou quais serão os requisitos para que os carros obtenham o incentivo fiscal. No entanto, o jornal Valor Econômico adiantou que o benefício deve ser voltado para carros 1.0 flex com até 90 cv de potência. Tanto o público geral como a modalidade de vendas diretas devem receber a redução do imposto.
Se a medida levar estes fatores em consideração, algumas versões dos modelos Volkswagen Polo, Tera, Fiat Argo, Cronos e Mobi, além do Chevrolet Onix, Onix Plus e Hyundai HB20 e HB20S devem ser contempladas.