Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Câmbio automatizado do Creta rodou 90 mil km em testes no Brasil

Novo Hyundai Creta 1.6 turbo marca a estreia da segunda geração do câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas da marca no Brasil

1 nov 2024 - 10h09
Compartilhar
Exibir comentários
Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

Lançado no último mês, o novo Hyundai Creta marcou a chegada do novo câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas da marca sul-coreana. A Hyundai destaca que a nova caixa de câmbio de segunda geração é mais robusta e eficiente, e que rodou mais de 90 mil km em testes de durabilidade no país. 

Equipada com um sistema de dupla embreagem a seco, a transmissão oferece trocas de marchas mais rápidas e precisas, contribuindo para um menor consumo de combustível e de emissões de poluentes. Após o teste de 90 mil km em diferentes terrenos e topografias, o câmbio foi desmontado e as embreagens ainda possuíam dois terços de vida útil remanescente.

Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

Fora do Brasil, a segunda geração da DCT7 da Hyundai equipa atualmente modelos de grande volume de vendas nos mercados Europeu, Asiático, do Oriente Médio, da Austrália e das Américas Central e do Sul, como Elantra, Tucson e Kona. No mercado brasileiro, o novo câmbio equipa apenas o Creta com motor 1.6 turbo de 193 cv.

A transmissão possui atuadores elétricos controlados eletronicamente para acionamento da embreagem e do sistema de mudança de marchas. O sistema de embreagem é formado por um disco de embreagem conectado às marchas ímpares e o outro disco de embreagem conectado às marchas pares e à ré. 

Hyundai Creta Ultimate
Hyundai Creta Ultimate
Foto: Hyundai / Guia do Carro

Na nova geração, além da integração dos atuadores, a comunicação com a unidade de controle da transmissão é feita via rede de alta velocidade (CAN) que melhora a precisão nas mudanças de marchas. A eficiência energética também é maior graças à viscosidade aprimorada do óleo da caixa de engrenagens da transmissão e da utilização de rolamentos esféricos de menor fricção. 

Estruturalmente, a transmissão ainda recebeu novos discos de embreagem com design de superfície, material de atrito e dureza dos rolamentos aperfeiçoados. O diferencial também recebeu uma junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve simplificação de conectores e chicotes elétricos, uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são agora integrados.

O novo Hyundai Creta conta com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, condição que se estende também para a transmissão DCT7, respeitadas as condições de uso previstas para o veículo, excetuando casos de desgaste prematuro causados por mau uso, bem como modificações intencionais não autorizadas aos componentes ou software do veículo.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade