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BYD terá picape maior que a Shark para peitar F-150 e cia

Nova picape da BYD seguirá os passos positivos da Shark, e pode manter conjunto híbrido, com motor a gasolina ainda mais forte

4 mar 2025 - 13h31
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O BYD Shark foi a primeira incursão da marca no território das picapes, e isso parece motivar a montadora a buscar mais público nesse nicho.

Após apresentar a Shark ao público, a BYD agora quer briga com modelos grandes, como as americanas Ford F-150, Ram 1500 e Chevrolet Silverado.

É pouco provável que a nova picape da BYD seja comercializada nos Estados Unidos devido às tarifas de importação, o que impede que ela concorra diretamente com modelos clássicos americanos.

No entanto, a montadora pretende disponibilizá-la em outros mercados estratégicos, como o da Austrália. Diferente de caminhonetes como Ford F-150 e Chevrolet Silverado, que precisam passar por conversões para volante à direita antes de serem vendidas no país, o novo modelo da BYD deve ser produzido já adaptado a essa configuração.

Essa abordagem pode dar uma vantagem competitiva à marca, já que evitar o processo de conversão reduz significativamente os custos. Normalmente, essas modificações encarecem o preço final do veículo em dezenas de milhares de dólares, tornando a opção da BYD mais acessível.

BYD quer crescer no mercado de picapes

O interesse da empresa em expandir sua linha de picapes acabou confirmado por David Smitherman, CEO da EVDirect, distribuidora oficial da BYD na Austrália.

Em entrevista ao portal Drive, o executivo declarou que o desenvolvimento do modelo já está em andamento. Mas não revelou uma previsão exata para o lançamento.

Smitherman, que tem experiência no setor de picapes de grande porte, afirmou que vê o segmento como uma oportunidade interessante para a marca. Quando perguntado sobre o possível cronograma de lançamento, ele sugeriu que a chegada da picape pode ocorrer em um prazo semelhante ao do Shark com motor 2.0 litros - que está previsto para 2027.

Ainda não há informações concretas sobre a motorização do novo veículo, possivelmente chamado de Shark 9. Embora muitos esperem uma picape totalmente elétrica, a BYD pode optar por um sistema híbrido plug-in, seguindo a estratégia adotada noa Shark atual.

Seja como for, atualmente a Shark tem motor 1.5 turbo de quatro cilindros combinado a dois motores elétricos. Juntos, oferecem 437 cv e permitem que ela alcance 100 km/h em apenas 5,7 segundos.

Se a BYD quiser que sua nova picape tenha ainda mais desempenho, poderia recorrer à tecnologia utilizada em modelos como o YangWang U8, que entrega impressionantes 1.196 cv. No entanto, torna-se improvável que um conjunto tão potente seja incorporado ao novo modelo.

BYD Shark: picape híbrida plug-in da marca chinesa
BYD Shark: picape híbrida plug-in da marca chinesa
Foto: BYD / Guia do Carro
Estadão
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