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BYD prepara chegada da Denza, sua marca de luxo criada com uma ajuda da Mercedes-Benz

Submarca da gigante chinesa estreia este ano no Brasil com jipão e van híbridos plug-in

19 jun 2025 - 00h02
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Van de luxo já deu as caras no Brasil durante o Festival Interlagos em 2024
Van de luxo já deu as caras no Brasil durante o Festival Interlagos em 2024
Foto: Divulgação / Estadão

A BYD vai expandir ainda mais sua atuação em solo brasileiro. Assim como a compatriota e rival GWM, a fabricante chinesa vai começar a oferecer por aqui carros de uma de suas tantas submarcas. A escolhida foi a Denza. A estreia será ainda este ano e a expectativa é que dois modelos deem o pontapé inicial: B5 e D9

A Shenzhen BYD Daimler New Technology surgiu lá em 2010 de uma parceria entre a BYD e a então Daimler AG (hoje Mercedes-Benz Group). As montadoras criaram uma joint-venture para focar no mercado de luxo da mobilidade elétrica na China.

O lado oriental traria a expertise de baterias enquanto aparte alemã emprestaria o conhecimento de engenharia, segurança e arquitetura elétrica, bem como design. O primeiro produto, no entanto, demorou quatro anos para surgir.

Denza EV
Denza EV
Foto: Divulgação / Estadão

As marcas gastaram 300 milhões de euros para criar o Chamado de Denza EV, o monovolume (com ares de hatch) elétrico com 300 km de autonomia. O sucesso não veio e o carro foi remodelado em 2019 e passou a se chamar Denza 500.

Na mesma época um segundo carro complementou a gama, o X era um SUV grande baseado na reestilização do conhecido Tan, mas com versão elétrica e também híbrida e exclusivo para o mercado chinês. Depois mudou de nome para N8 e as vendas acabaram em 2021.

Denza X é baseado no SUV Tan e foi vendido pela marca chinesa entre 2019 e 2021
Denza X é baseado no SUV Tan e foi vendido pela marca chinesa entre 2019 e 2021
Foto: Divulgação / Estadão

Um ano depois surgiram rumores que a parceria estaria estremecida devido ao insucesso comercial e que os alemães estudavam sair do acordo. As especulações foram amplamente negadas, porém no mesmo ano a BYD comprou o controle quase total da empresa, deixando a Mercedes com apenas 10% das ações.

A partir daí, a empresa mudou a nomenclatura para Shenzhen Denza New Energy Vehicle e começou uma nova fase com veículos modernos e de diversas carrocerias, com a van D9, os SUVs N7 e N8 e até uma station wagon elétrica, a Z9. Esta última, inclusive, Jornal do Carro já teve a chance de dirigir no país oriental. E, sim, podemos esperar que os próximos modelos comecem com "A" ou com "E".

Por fim, em setembro do ano passado, a BYD adquiriu a participação de 10% ainda pertencente à fabricante alemã e assumiu o controle total da submarca. A BYD emplacou mais de 4 milhões de veículos ao redor do planeta em 2024, majoritariamente no mercado chinês. A Denza contribuiu com pouco mais de 3% de participação ou 120 mil unidades.

SUV e van

O B5 é vendido com o nome de outra submarca da BYD, a novata Fang Cheng Bao. Porém, o jipão híbrido plug-in, que vai rivalizar especialmente com o recém-lançado GWM Tank 300, deve ser vendido no Brasil como Denza.

Com visual robusto e quadradão, o B5, já deu as caras no Brasil em uma participação especial durante a edição 2024 do Festival Interlagos. O SUV tem motorização híbrida plug-in com 680 cv.

Atingir esta potência é fruto da combinação do motor 1.5 turbo a combustão e outras três unidades elétricas - como na picape Shark, com o qual, inclusive, divide plataforma.

Fang Cheng Bao 5
Fang Cheng Bao 5
Foto: Divulgação / Estadão

Com 4,89 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos, o SUV tem pesa quase três toneladas. Mas isso não o impede de acelerar rápido. O zero a 100 km/h, por exemplo, é digno de esportivos: 4,8 segundos. Já o torque máximo é de 77,5 mkgf.

A bateria de 31,8 kWh resulta em uma autonomia elétrico de 125 km pelos padrões chineses. Combinado a um tanque de gasolina com capacidade de 85 litros, a BYD diz que o SUV consegue rodar mais de 1.200 km.

Denza D9
Denza D9
Foto: Divulgação / Estadão

Já a van para transportes executivos têm 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de distância entre os eixos. Tem versão híbrida plug-in (também com o mesmo trem de força da caminhonete Shark), com potências de 300 cv ou quase 380 cv, dependendo da configuração, e elétrica com 374 cv ou 407 cv e com autonomias de 600 km ou até mais de 1.000 km, respectivamente, segundo a BYD.

Estadão
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