BYD detém direitos de mineração de lítio no Brasil para baratear EVs nacionais
Montadora chinesa adquiriu direitos minerais para dois lotes de terra no Vale do Lítio, diz a Reuters; veja o possível impacto no mercado
A montadora chinesa BYD adquiriu em 2023 direitos minerais para dois lotes de terra numa região de Minas Gerais conhecida como Vale do Lítio. A notícia foi publicada com exclusividade pela agência Reuters. A área tem 852 hectares (8,5 km²) e fica em Coronel Murta, cidade próxima ao Vale do Jequitinhonha.
“A aquisição de direitos minerais pela produtora de EV no Brasil é seu passo mais concreto até agora em direção à mineração de minerais estratégicos no Hemisfério Ocidental”, diz a reportagem assinada por Fabio Teixeira. A mineração local pode baratear os custos de produção de carros elétricos nacionais que a BYD vai fabricar na Bahia.
O impacto no mercado automotivo brasileiro pode ser muito grande, pois, com toda a produção localizada no Brasil, a BYD pode oferecer EVs com preços muito competitivos, acelerando a transição para os carros elétricos.
O Brasil é o maior mercado da BYD fora da China. Segundo a Reuters, que teve acesso a documentos públicos, além de adquirir os direitos minerais, a BYD contratou a Minagem Geologia e Mineração, uma empresa brasileira de pesquisa mineral.
Reuters acrescenta que “muitas vezes, pode levar de 8 a 15 anos para um projeto de mineração no Brasil iniciar a produção se for considerado economicamente viável”, de acordo com um advogado especializado no setor.