O Brasil encerrou o primeiro semestre do ano como o quarto maior mercado global de automóveis. Segundo dados da Jato Dynamics divulgados nesta quinta-feira, foram emplacados no País 1.707.782 veículos de passeio e comerciais leves entre janeiro e junho, o que representa um avanço de 4,6% sobre o mesmo período do ano passado.
Novo Fusion Hybrid
Foto: Divulgação
O pequeno acréscimo foi suficiente para roubar a quinta posição da Alemanha, que apresentou queda de 8,1% nas vendas. O ranking global é liderado pela China, com 9,2 milhões de unidades comercializadas nos seis primeiros meses do ano, considerando apenas carros de passeio – nos demais países comerciais leves estão inclusos.
A lista dos dez maiores mercados teve mudanças também na oitava posição, agora ocupada pela Grã Bretanha, que deixou a França em nono lugar. Além disso, o Canadá desbancou a Itália no fim do ranking e passou a ser o décimo maior, com avanço de 2,3% nas vendas.
A pesquisa da Jato Dynamics é feita nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.
Confira o ranking dos 10 maiores mercados, segundo a Jato Dynamics: