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"Aventureiro", Spin Activ sonha em ser um SUV

Novo modelo da minivan foi apresentado esta semana pela Chevrolet, no interior de São Paulo, com novidades no design, mais campestre, mas mesmo motor das configurações recentes

13 nov 2014 - 08h50
(atualizado em 14/11/2014 às 18h14)
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Ele é alto (quase) como um SUV, tem a promessa de atender a um público "aventureiro", como o que adora um SUV, tem visual esportivo como o de um SUV... só que não é um SUV. Mas não se engane: o novo Spin Activ, da Chevrolet, deve agradar o consumidor que quer fugir da simplicidade de um utilitário sem necessariamente desembolsar uma pequena fortuna por um modelão mais imponente.

Novo modelo do Spin ganhou faixas laterais e estepe externo na parte traseira
Novo modelo do Spin ganhou faixas laterais e estepe externo na parte traseira
Foto: Divulgação

Comercializado a preços entre R$ 62.060, com câmbio manual, e R$ 65.860, com câmbio automático de seis marchas, o modelo exibido no Salão do Automóvel foi oficialmente lançado esta semana pela montadora, em Águas de São Pedro (214 km de São Paulo), com test drive à imprensa nos trajetos de ida e volta.

O motor não chega a ser um atrativo com cheiro de novidade no novo Spin: é o mesmo 1.8 flex de 108 cavalos que acompanha Spins antigos. As principais novidades estão mesmo é do lado de fora: a porta do bagageiro, com destravamento automático no interior do veículo ou no controle, ganhou um estepe externo que faz o modelo lembrar o Citroen Aircross -- cujo estepe, porém, não é centralizado como no carro da GM -- ou o Ford Ecosport; as laterais do veículo foram estilizadas com faixas adesivas escuras que reforçam o visual moderninho; as lanternas e faróis agora possuem faixas negras que conferem um ar ao mesmo tempo invocado e classudo à minivan. As rodas, agora em 16 polegadas e alumínio, ganharam desenho exclusivo para o Activ. Listem-se ainda os farois de neblina e os bancos, agora em tecido preto e listas brancas.

Ao todo, são cinco cores disponíveis: branco, azul, preto, prata e cinza. Preferências de design à parte, uma vantagem do modelo sobre seus concorrentes diretos é o tamanho (e não o visual, bem entendido) do porta-malas de 710 litros -- contra o de 449l do Livina, de 403l do Aircross e o de 380l do Idea.

Teste ok em estrada ok

A reportagem do Terra testou o modelo com câmbio automático e manual no trajeto entre a capital e Águas de São Pedro -- feito na maior parte no asfalto bom e plano da rodovia Bandeirantes, vale frisar.

O câmbio do novo modelo está disponível nas versões manual e automática de seis marchas
O câmbio do novo modelo está disponível nas versões manual e automática de seis marchas
Foto: Divulgação

As mudanças acrescentaram 75 novos quilos ao peso do Activ, razoavelmente estável, mesmo em seus 8mm a mais de altura, em relação ao solo, por conta das rodas maiores. A nova redistribuição do peso e modificações nos acertos de molas e amortecedores parecem ter dado resultado -- ainda que, em velocidades mais altas, acima dos 100km/h, tenham sido percebidas vibrações. Por outro lado, o isolamento acústico funcionou bem. 

E se a transmissão automática de seis velocidades, definiu a montadora, possibilitou uma troca de marchas em até metade do tempo que era praticado, por outro, o modo manual conferiu maior desenvoltura no desempenho e uma resposta que demandou menos paciência do condutor.

O foco: um mercado "aventureiro" e em expansão

O Activ foi apresentado como um carro para "a família moderna" e, ao mesmo tempo, ao consumidor dotado de "espírito aventureiro", ávido por sair da rotina. Se o foco for de fato a família, há de se salientar quão altos são os bancos traseiros, e incômoda, a ausência de ventilação traseira do ar condicionado. Se o aventureiro estiver por conta -- ok, e mesmo com o carro cheio --, a falta de um sistema de GPS no veículo lembra, entre outras razões mais óbvias, por que ele não é mesmo um SUV.

Os bancos ganharam visual mais esportivo: sai o tom marrom dos modelos anteriores, entra o preto com listas brancas
Os bancos ganharam visual mais esportivo: sai o tom marrom dos modelos anteriores, entra o preto com listas brancas
Foto: Divulgação

Na apresentação do modelo, nessa quarta-feira, a montadora tentou justificar o porquê da escolha desse público-alvo a seu novo produto: 70% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses devem fazê-lo dentro do próprio País, segundo dados do Ministério do Turismo; em paralelo, mais de 40% das viagens no Brasil ainda são feitas de automóvel. 

Some a isso um crescimento da prática de esportes da ordem de 11% no País, nos últimos quatro anos (2009-2013), e de 30% nas atividades relacionadas ao ecoturismo e, veja bem: o "visual aventureiro" vai deixar a tela de projeção do marketing institucional para finalmente sair a campo. Um bom teste.

O porta-malas de 710l pode ser destravado pela chave do veículo
O porta-malas de 710l pode ser destravado pela chave do veículo
Foto: Divulgação

FICHA TÉCNICA: Spin Activ 1.8 Econo.Flex

Montadora: General Motors Company

Local de fabricação: São Caetano do Sul (Grande São Paulo)

Transmissão: F17-5SR - Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas / GF6 – Automática de 6 velocidades com Active Select

Aceleração de 0 a 100 km/h: Etanol: 12s4 / Gasolina: 12s5

Peso: 1.316 kg

Preço: de R$ 62.060 (câmbio manual) a R$ 65.860 (câmbio automático de seis marchas)Porta-malas: 710l

Carga útil: 450 kg

Tanque de combustível: 53l

Fonte: Terra
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