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Avaliação: VW Tera de R$ 143 mil vai bem na cidade. Mas, e na estrada?

Rodamos durante uma semana, na cidade e na estrada, com o novíssimo Volkswagen Tera High Outfit, topo de linha, que custa R$ 143.190

23 jun 2025 - 18h29
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Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Não existe o carro perfeito. Tanto para a montadora quanto para o consumidor, certas escolhas podem ser determinantes para perder competitividade em alguns itens, embora ganhe em outros. É o caso do Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI, versão topo de linha do crossover urbano, que usa o mesmo motor das versões de entrada e custa R$ 143 mil.

Foi com ele que rodamos durante uma semana, na cidade e na estrada, na primeira “avaliação na vida real”, ou seja, com liberdade de ir e vir, fora dos roteiros impostos pelo fabricante. Nossa conclusão pode ser dada deste já: o Tera High é um excelente carro para a cidade, mas na estrada alguns fatores precisam ser considerados antes da compra.

Durante uma sessão de fotos na Praia da Enseada, no Guarujá (SP), o Volkswagen Tera High Outfit mostrou toda a beleza de seu design (veja na galeria abaixo) e arrancou comentários elogiosos, mas o preço assustou um pouco. 

Para quem ainda não sabe, o Tera utiliza um motor 1.0 turbo de 3 cilindros, da mesma família que fez a fama do Volkswagen Up TSI, alguns anos atrás. Só que o Up High TSI pesava de 971 kg e tinha 105 cv de potência máxima, enquanto o Tera de R$ 143 mil pesa 1.169 kg e tem 116 cv. São praticamente 200 kg de diferença. Mesmo com 11 cavalos a menos, o Up era 2 segundos mais rápido na aceleração de 0 a 100.

Bem, a proposta do Tera é outra e como crossover urbano ele agrada muito. Pode-se dizer que é um carro excelente para rodar na cidade, pois é bonito, elevado, muito bem equipado, tem conectividade excelente, ganhou 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, o acabamento é de qualidade, o porta-malas é suficiente para viagens curtas, a posição de dirigir é “altinha” e os bancos são confortáveis.

Achei a suspensão ligeiramente dura e o ruído do motor tricilíndrico um pouco irritante, mas essas características entram no “gosto pessoal” de cada usuário. O carro é bom, não há dúvidas sobre isso. Rodei apenas com etanol e a economia não foi exatamente brilhante, pois eu não estava participando de prova de consumo – um artifício inteligente para fazer os jornalistas dirigirem bem devagar e gerar notícias positivas.

Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Nos números oficiais, com etanol, o Tera High é ligeiramente menos econômico do que o Polo Highline, por ser maior e um pouco mais pesado (é mais bem equipado também). Isso vale para a cidade e para a estrada. O crossover urbano faz 8,6 km/l na cidade e 12,2 na estrada.

Mas, na rodovia, o Tera precisa ser conduzido com certa paciência. Ele demora um pouco para embalar, mas depois que chega a mais de 100 km/h dá para viajar num bom ritmo.

Para rodar sempre a 120 km/h, entretanto, o consumo vai piorar bastante, pois o motor trabalha próximo de 3.000 giros, e não há tanta desenvoltura para ultrapassagens em estradas de pista simples. A borboleta atrás do volante de direção é providencial para reduzir rapidamente uma ou duas marchas, bem como para antecipar uma marcha acima quando já não houver tanta necessidade de torque e potência.

Como dissemos acima, certas escolhas têm consequências. O Tera High seguramente é um dos carros mais completos para rodar na cidade em sua faixa de preços, pois a Volks não quis saber se equipá-lo com o motor 200 TSI, já abandonado também no Polo (R$ 131.650 na versão Highline). Com isso, o Tera não é tão atraente na estrada. Mas, ok, afinal é um crossover urbano, não?

Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Para quem acha o preço do Tera High Outfit (R$ 143.190) muito salgado, há outras duas opções com câmbio automático mais acessíveis, que vale a pena considerar. O Tera High “básico”, de R$ 139.990, não perde nada em equipamentos; as duas configurações Outfit (The Town Edition e The Town Edition Black) só mudam a aparência.

Talvez a versão automática que realmente valha a pena seja a intermediária. O Tera Comfort tem a mesma mecânica e custa R$ 126.990, uma diferença de preço importante. O cliente precisa apenas considerar se existe algum (ou alguns) equipamentos que considera imprescindíveis para seu uso no Tera High (veja abaixo).

Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI AT6
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Destaques do Tera High (R$ 139.990 ou R$ 143.190)

  • "ACC" - Controle adaptativo de velocidade e distância
  • "AEB"- Frenagem autônoma de emergência
  • Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
  • Rodas de liga leve 17" diamantadas 
  • Ambient Light (iluminação ambiente em LED)
  • Câmera traseira para auxílio de estacionamento
  • Painel de instrumentos digital de 10,25"
  • Carregamento de celular por indução
  • Sistema de som touchscreen "VW Play Connect"
  • Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"

Destaques do Tera Comfort (R$ 126.990)

  • "ACC" - Controle adaptativo de velocidade e distância
  • "AEB"- Frenagem autônoma de emergência
  • Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
  • Rodas de liga leve 16" diamantadas 
  • Painel de instrumentos digital 8"
  • "VW Play Connect 10,1" Serviços remotos e internet exclusiva para o infotainment
  • Sistema "Start & Stop"
  • Transmissão automática de 6 velocidades
  • Volante multifuncional com shift paddles
  • Descanso de braço para motorista

Guia do Carro
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