Avaliação: VW Tera de R$ 143 mil vai bem na cidade. Mas, e na estrada?
Rodamos durante uma semana, na cidade e na estrada, com o novíssimo Volkswagen Tera High Outfit, topo de linha, que custa R$ 143.190
Não existe o carro perfeito. Tanto para a montadora quanto para o consumidor, certas escolhas podem ser determinantes para perder competitividade em alguns itens, embora ganhe em outros. É o caso do Volkswagen Tera High Outfit 170 TSI, versão topo de linha do crossover urbano, que usa o mesmo motor das versões de entrada e custa R$ 143 mil.
Foi com ele que rodamos durante uma semana, na cidade e na estrada, na primeira “avaliação na vida real”, ou seja, com liberdade de ir e vir, fora dos roteiros impostos pelo fabricante. Nossa conclusão pode ser dada deste já: o Tera High é um excelente carro para a cidade, mas na estrada alguns fatores precisam ser considerados antes da compra.
Durante uma sessão de fotos na Praia da Enseada, no Guarujá (SP), o Volkswagen Tera High Outfit mostrou toda a beleza de seu design (veja na galeria abaixo) e arrancou comentários elogiosos, mas o preço assustou um pouco.
Para quem ainda não sabe, o Tera utiliza um motor 1.0 turbo de 3 cilindros, da mesma família que fez a fama do Volkswagen Up TSI, alguns anos atrás. Só que o Up High TSI pesava de 971 kg e tinha 105 cv de potência máxima, enquanto o Tera de R$ 143 mil pesa 1.169 kg e tem 116 cv. São praticamente 200 kg de diferença. Mesmo com 11 cavalos a menos, o Up era 2 segundos mais rápido na aceleração de 0 a 100.
Bem, a proposta do Tera é outra e como crossover urbano ele agrada muito. Pode-se dizer que é um carro excelente para rodar na cidade, pois é bonito, elevado, muito bem equipado, tem conectividade excelente, ganhou 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, o acabamento é de qualidade, o porta-malas é suficiente para viagens curtas, a posição de dirigir é “altinha” e os bancos são confortáveis.
Achei a suspensão ligeiramente dura e o ruído do motor tricilíndrico um pouco irritante, mas essas características entram no “gosto pessoal” de cada usuário. O carro é bom, não há dúvidas sobre isso. Rodei apenas com etanol e a economia não foi exatamente brilhante, pois eu não estava participando de prova de consumo – um artifício inteligente para fazer os jornalistas dirigirem bem devagar e gerar notícias positivas.
Nos números oficiais, com etanol, o Tera High é ligeiramente menos econômico do que o Polo Highline, por ser maior e um pouco mais pesado (é mais bem equipado também). Isso vale para a cidade e para a estrada. O crossover urbano faz 8,6 km/l na cidade e 12,2 na estrada.
Mas, na rodovia, o Tera precisa ser conduzido com certa paciência. Ele demora um pouco para embalar, mas depois que chega a mais de 100 km/h dá para viajar num bom ritmo.
Para rodar sempre a 120 km/h, entretanto, o consumo vai piorar bastante, pois o motor trabalha próximo de 3.000 giros, e não há tanta desenvoltura para ultrapassagens em estradas de pista simples. A borboleta atrás do volante de direção é providencial para reduzir rapidamente uma ou duas marchas, bem como para antecipar uma marcha acima quando já não houver tanta necessidade de torque e potência.
Como dissemos acima, certas escolhas têm consequências. O Tera High seguramente é um dos carros mais completos para rodar na cidade em sua faixa de preços, pois a Volks não quis saber se equipá-lo com o motor 200 TSI, já abandonado também no Polo (R$ 131.650 na versão Highline). Com isso, o Tera não é tão atraente na estrada. Mas, ok, afinal é um crossover urbano, não?
Para quem acha o preço do Tera High Outfit (R$ 143.190) muito salgado, há outras duas opções com câmbio automático mais acessíveis, que vale a pena considerar. O Tera High “básico”, de R$ 139.990, não perde nada em equipamentos; as duas configurações Outfit (The Town Edition e The Town Edition Black) só mudam a aparência.
Talvez a versão automática que realmente valha a pena seja a intermediária. O Tera Comfort tem a mesma mecânica e custa R$ 126.990, uma diferença de preço importante. O cliente precisa apenas considerar se existe algum (ou alguns) equipamentos que considera imprescindíveis para seu uso no Tera High (veja abaixo).
Destaques do Tera High (R$ 139.990 ou R$ 143.190)
- "ACC" - Controle adaptativo de velocidade e distância
- "AEB"- Frenagem autônoma de emergência
- Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Rodas de liga leve 17" diamantadas
- Ambient Light (iluminação ambiente em LED)
- Câmera traseira para auxílio de estacionamento
- Painel de instrumentos digital de 10,25"
- Carregamento de celular por indução
- Sistema de som touchscreen "VW Play Connect"
- Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura "Climatronic"
Destaques do Tera Comfort (R$ 126.990)
- "ACC" - Controle adaptativo de velocidade e distância
- "AEB"- Frenagem autônoma de emergência
- Sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
- Rodas de liga leve 16" diamantadas
- Painel de instrumentos digital 8"
- "VW Play Connect 10,1" Serviços remotos e internet exclusiva para o infotainment
- Sistema "Start & Stop"
- Transmissão automática de 6 velocidades
- Volante multifuncional com shift paddles
- Descanso de braço para motorista