Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avaliação: Ram Rampage 2.2 Turbodiesel mostra que a picape já está “madura”

Rodamos uma semana com a picape Rampage Laramie, da Ram, que ganhou um novo motor, mas as melhorias foram além disso

9 abr 2025 - 06h59
Compartilhar
Exibir comentários
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Uma das grandes ousadias da Stellantis no Brasil foi o lançamento do Ram Rampage. O modelo mais acessível da marca estadunidense fez sucesso imediato e logo se tornou uma das picapes mais vendidas do país. Com exceção do Fiat Strada e do Volkswagen Saveiro, de porte pequeno, o Ram Rampage ocupa o 5º lugar no ranking de caminhonetes em 2025.

A fórmula do Ram Rampage foi a mesma do Fiat Toro, do qual usa a plataforma. Uma picape cabine dupla de porte médio-grande que utiliza carroceria monobloco, e não sobre chassi. Isso garante uma dirigibilidade mais próxima de um automóvel. Mas agora, recentemente, a Ram foi além e equipou sua picape com um novo motor 2.2 Turbodiesel.

Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A mudança do antigo motor 2.0 para o novo 2.2 fez a potência subir de 170 para 200 cv. O torque foi de 380 para 450 Nm. Isso deixou a picape Rampage Laramie muito mais ágil, o que foi uma ótima notícia para os fãs de motores a diesel. A melhora na entrega de potência e torque foi de 15%. A aceleração de 0 a 100 melhorou 1 segundo, passando a 9s9, e a velocidade máxima agora é de 196 km/h (+10 km/h).

Durante nossa avaliação, a Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel foi conquistando mais apreço a cada quilômetro rodado. Ela ficou mais suave no rodar, mostrou ter fôlego sobrando, não rodou “amarrada”. E o melhor: além de mais potente, mais forte, mais ágil e mais veloz, a caminhonete produzida pela Stellantis em Goiana, Pernambuco, ficou também mais econômica.

Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A autonomia urbana passou de 9,9 para 10,6 km/l de diesel. Na estrada, o Ram Rampage 2.2 faz 13,3 km/l, contra 12,4 do antigo motor 2.0. Com um tanque de 60 litros, o alcance teórico melhorou 7%, passando de 744 para 798 km. É possível rodar quase 800 km sem abastecer? Na prática é difícil, pois a gente costuma usar o veículo também na cidade, onde o consumo é maior. Nossa média geral foi de 12,3 km/l – e isso dá mais de 700 km.

Alguns itens da Rampage Laramie já eram esperados, como o acabamento superior em relação ao Fiat Toro e um certo aspecto de Jeep Compass, em termos de espaço e qualidade interna. Por óbvio, a Rampage não tem as enormes dimensões das outras picapes da Ram. Em relação ao Fiat Toro, é maior só na caçamba, mas passa muito mais imponência, graças ao forte design frontal.

Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Um ítem negativo deste e de vários outros carros das linhas Jeep e Fiat é a ausência de um mostrador de alcance no painel digital. Ele existe, mas é quase impossível achá-lo na confusa configuração de tela. O alcance (ou autonomia de um tanque) é um item que deveria ficar fixo na tela, pois você não sabe exatamente quanto pode rodar com o que resta de combustível no tanque.

Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mas, voltando aos elogios, outro ponto muito favorável da picape Rampage 2.2 Turbodiesel é o seu comportamento dinâmico. A picape já era muito boa, mas a troca de alguns componentes (como o suporte que une o motor/câmbio e o módulo de tração traseira) e melhorias de outros (como o sistema de freios dianteiros) deixou a Rampage ainda melhor de dirigir, pois ela ficou mais dinâmica também nas retomadas de velocidade, de 60-100 e 80-120 km/h. A relação do diferencial ficou 14% mais longa na linha 2025.

Na chuva, a tração 4x4 Auto, que distribui automaticamente a força para os dois eixos, é uma aliada da segurança. Há ainda a tração reduzida, que pode ser usada em situações de piso onde os pneus não não têm grip, e também o assistente de descida em rampa (HDC).

Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Ram Rampage 2.2 Turbodiesel Laramie
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Às vezes um carro precisa de muitos anos para atingir a “maturidade”. Mas não é o caso do Ram Rampage. Nossa percepção é de que, menos de dois anos após ter sido lançada (junho de 2023), a Rampage já pode ser considerada uma picape “madura”. O novo motor 2.2 Turbodiesel evidenciou isso.

A versão avaliada custa R$ 283.990, pois a Laramie é a topo de linha do Ram Rampage a diesel. Mas há duas opções mais em conta: Rebel por R$ 270.990 e Big Horn por R$ 237.990, que facilitou a entrada de novos consumidores no universo Ram.

Siga o Guia do carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade