Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ALESP: carro elétrico não teria isenção de IPVA em novo PL

Incentivos discutidos na Assembleia Legislativa de São Paulo preveem isenção só para veículos a hidrogênio, híbridos flex ou a etanol

11 jun 2024 - 18h29
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A ALESP discute essa semana um Projeto de Lei que não daria aos carros 100% elétricos o benefício da isenção de IPVA, mesmo ofertando o mesmo para híbridos e para carros movidos a hidrogênio. Por que?

Atenção: o Projeto de Lei (PL) de número 1510/2023, em debate na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), propõe isenção de IPVA para ônibus, caminhões e carros híbridos - movidos a hidrogênio ou etanol. Curiosamente, esse PL exclui carros 100% elétricos movidos a bateria.

Isso, obviamente, tem gerado polêmica, justamente porque a sociedade tem visto a busca por alternativas mais sustentáveis para a mobilidade crescer demais nos últimos meses, principalmente no caso de veículos 100% elétricos, que têm supreendido cada vez mais nas vendas nacionais.

O projeto em tramitação na ALESP curiosamente propõe incentivos fiscais para híbridos e carros movidos a hidrogênio, mas exclui elétricos a bateria. Ele prioriza e pede isenção de IPVA para:

  • Ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano, entre 2024 e 2028
  • Veículos automotores híbridos com motores elétricos e a combustão movido a etanol, desde que o valor não ultrapasse R$ 250 mil, entre 2024 e 2025

Por que será que os carros elétricos ficaram fora da lista? Vale lembrar que modelos movidos a bateria têm emissão zero de poluentes e contribuem fortemente para a descarbonização do transporte no planeta.

O debate acontece esta semana na ALESP. Mais novidades a respeito serão noticiadas pelo Terra Mobilidade.

Foto: Garagem 360
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade