Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

16 novos SUVs devem ser lançados no Brasil em 2023; veja quais

Abarth, Chevrolet, Citroën, Ford, Honda, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault e Volkswagen têm SUVs programados para este ano

2 jan 2023 - 13h13
Compartilhar
Exibir comentários
Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe
Foto: Stellantis / Divulgação

Pelo menos 16 novos SUVs devem chegar ao mercado brasileiro em 2023, contabilizando modelos inéditos, novas gerações, facelifts e novas versões. E terá SUV para todo gosto, pois eles vão da economia à potência, da praticidade ao luxo.

Os novos SUVs previstos para 2023 são de 10 diferentes marcas: Abarth, Chevrolet, Citroën, Ford, Honda, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault e Volkswagen. Das marcas da Stellantis, só a Fiat não terá um novo SUV (mas terá um Abarth, que é feito sobre carro da montadora italiana). Veja abaixo, marca por marca, as 16 novidades.

Abarth – Na sequência do Abarth Pulse, a marca esportiva da Fiat lançará o Abarth Fastback. Ele não terá novidade no motor, que será o mesmo T270 flex 1.3 de 185 cv de potência e 270 Nm de torque. O câmbio será automático de 6 marchas com calibração esportiva. Assim como foi feito no Abarth Pulse, o Abarth Fastback terá suspensão, direção e freios aprimorados para uma condução apaixonante em boas estradas.

Abarth Fastback
Abarth Fastback
Foto: Kleber Silva / Projeção

Chevrolet – Dentro da GM haverá um SUV que virou paixão nacional e outro dos novos tempos. O Chevrolet Tracker (SUV mais vendido no Brasil em 2022) ganhará a versão RS. O motor será o mesmo 1.2 turbo flex de 133 cv e 165 Nm de torque com câmbio automático de 6 marchas. No caso do Tracker RS, a esportividade é só aparente, com adereços de design, pois nem câmbio borboleta o carro terá.

Focada no futuro 100% elétrico, a GM vai importar o Chevrolet Bolt EUV, que é 16 cm mais longo do que o Bolt. Seu entre-eixos também é maior (7,6 cm). O Bolt EUV tem uma bateria de íons de lítio de 65 kWh, que proporciona um alcance de 402 km com uma carga completa. Com este porte, ele consegue oferecer um porta-malas de 462 litros.

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV
Foto: GM/Divulgação

Citroën – O Citroën Grand C3 será o prometido SUV de 7 lugares da marca francesa. Visualmente, ele será muito parecido com o Novo C3, mas a distância entre-eixos deverá ser maior (passando de 2,54 m para 2,60 n). Porém, como o carro terá um balanço traseiro bem maior, espera-se reforço na suspensão traseira. O motor deve ser o mesmo 1.6 de 120 cv que já equipa o Citroën C3.

Ford – Um dos grandes lançamentos do ano será o Ford Mustang Mach-E, que tem uma poderosa bateria de 91 kWh, que lhe permite rodar até 418 km na versão GT Performance Edition. A potência é de 487 cv (ou 358 kW) e o torque é de incríveis 858 Nm. O Ford Mustang Mach-E GT Performance Edition já roda em testes no país há algum tempo.

Ford Mustang Mach-E: quem não gostaria de conhecer a versão SUV do mito?
Ford Mustang Mach-E: quem não gostaria de conhecer a versão SUV do mito?
Foto: Ford / Divulgação

O novo Ford Territory será baseado no Ford Equator e terá um desenho totalmente novo. O motor 1.5 terá potência e torque aumentados (de 150 para 170 cv e de 224 para 260 Nm). O câmbio AT8 será substituído por um câmbio de dupla embreagem. Ele também será mais comprido e mais alto, com medidas 4,63 m (c), 1,93 m (l), 1,70 m (a) e 2,71 m (ee). 

Outra novidade da marca americana será uma nova versão do Ford Bronco Sport, mais barato do que a atual Wildtrack. Mecanicamente, não haverá mudanças, com motor 2.0 turbo de 253 cv e câmbio automático de 8 marchas. Com uma versão mais em conta, porém, o Bronco Sport se tornará mais competitivo.

Honda – A montadora japonesa terá dois novos SUVs. Um deles será o inédito Honda ZR-V, que chega com a missão de colocar a marca na briga que hoje é só entre o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos. O Honda ZR-V será importado do México. Portanto, deve contar com um motor 2.0 aspirado de 160 cv e 182 Nm com câmbio CVT.

Novo Honda ZR-V 2023
Novo Honda ZR-V 2023
Foto: Honda/Divulgação

O segundo SUV será o novo Honda CR-V. Trata-se de um carro presente no mercado brasileiro há muitos anos e a Honda vai propor um novo mundo para seus clientes. O novo CR-V deve ser importado apenas com motorização híbrida, combinando um motor 2.0 com dois motores elétricos. A potência esperada é de 207 cv e a vida a bordo será bastante aprimorada.

Jeep – A marca líder na venda de SUVs no Brasil vai importar a nova geração do Jeep Grand Cherokee. O carro ganhou recentemente sua quinta geração nos Estados Unidos. Resta saber se a Jeep vai optar pelo Grand Cherokee de 5 lugares ou de 7 lugares. E se vai apostar no volume ou na versão híbrida plug-in 4xe, que tem 375 cv e 636 Nm. O alcance elétrico é de 40 km. As outras opções são os motores V6 e V8, com menos chance de importação.

Jeep Grand Cherokee 4xe
Jeep Grand Cherokee 4xe
Foto: Stellantis / Divulgação

Nissan – A montadora japonesa há anos desenvolve uma joia, que é o sistema e-Power, por meio do qual a tração é sempre elétrica, mas um pequeno motor funciona para carregar a bateria. Isso melhora demais o consumo. O carro favorito para estrear o sistema é o Nissan Kicks e-Power, mas nos últimos tempos surgiram notícias de que a Nissan pode estrear o e-Power em um SUV inédito.

Segundo o site Autos Segredos, o sistema e-Power está sendo testado no Brasil em uma “mula” do Nissan Juke e isso pode significar uma alteração nos planos. É possível que este inédito SUV da Nissan seja lançado só no final de 2023 ou mesmo no início de 2024. Com o Kicks, seria ao longo de 2023.

Peugeot – A marca francesa foi a que mais cresceu em 2022 e deve continuar num bom ritmo este ano. A nova geração do Peugeot 2008 pode ser lançada no Brasil, que ainda convive com o facelift do 2008 de primeira geração, com alterações visuais. O Peugeot e-2008 GT, totalmente elétrico, é da segunda geração; o 2008 a combustão deixaria a casa mais bem arrumada.

Peugeot e-2008 elétrico, um SUV perfeito para cidade :

Renault – O modelo francês retorna ao Brasil, mas como um SUV crossover e com motorização totalmente elétrica. O Renault Mégane E-Tech tem 4,21 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos e um bom porta-malas de 440 litros. Seu motor elétrico tem 158 kW de potência (215 cv) e 300 Nm de torque. A bateria tem 60 kWh de capacidade, o que resulta num alcance de 470 km, dependendo das condições de utilização.

Renault Mégane E-Tech
Renault Mégane E-Tech
Foto: Renault / Divulgação

Volkswagen – A volta do Tiguan Allspace ao mercado é uma das novidades da Volkswagen para esta temporada, mas ainda da geração atual, que deixou de ser vendida no Brasil. Isso seria uma preparação de terreno para a chegada da nova geração do Volkswagen Tiguan, que ainda não foi oficialmente apresentada e dificilmente será vendida este ano no Brasil.

Volkswagen Tiguan.
Volkswagen Tiguan.
Foto: Divulgação

Dois facelifts estão sendo aguardados na linha Volkswagen, o do T-Cross e o do Nivus. Os dois carros ainda estão bem atuais, por isso o mercado aposta que a Volks apresenta um Nivus GTS para competir com o Chevrolet Tracker RS e (até certo ponto) com o Abarth Pulse. O Nivus GTS teria motor 1.4 de 150 cv. Mas a Volkswagen não fará mexidas radicais para deixá-lo verdadeiramente esportivo.

O mais certo é que a Volkswagen também apostará no motor 170 TSI, 1.0 turbo do Novo Polo, para uma possível nova versão de entrada do Nivus e do T-Cross, deixando-os mais baratos e mais econômicos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade