PUBLICIDADE

Avançam as obras do metrô até o Aeroporto de Congonhas

Metrô de São Paulo realizou primeiro teste de veículo circulando pelo monotrilho

5 abr 2024 - 18h30
(atualizado em 8/4/2024 às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, será atendido por uma estação da Linha 17-Ouro do metrô. As obras sofreram várias paralisações desde que tiveram início em 2012 e foram retomadas em setembro de 2023 pela Agis, construtora escolhida para dar continuidade ao projeto. Agora, a promessa é que a estação seja inaugurada em 2026.

Cada trem terá cinco carros e capacidade para 637 passageiros
Cada trem terá cinco carros e capacidade para 637 passageiros
Foto: Metrô SP/Divulgação / Viagem e Turismo

O Diretor-Presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, anunciou no final de março através de sua conta no Linkedin que foi realizado o primeiro teste com um veículo circulando pelo monotrilho. Segundo ele, os trens que estão sendo projetados especialmente para a Linha-17 pela BYD também estão em fase de teste na China.

Cada trem terá capacidade para 637 passageiros, distribuídos em cinco carros. Os veículos alcançarão uma velocidade de 80km/h e utilizarão baterias que permitem a movimentação do trem mesmo em caso de falta de energia.

A Linha 17-Ouro terá 6,7 quilômetros de extensão e um total de oito estações: Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo (conectada à Linha 5-Lilás), Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi (conectada à Linha 9-Esmeralda).

Segundo o site do metrô, sete das oito estações estão em fase de acabamento e início da montagem dos sistemas.

Obras do monotrilho tiveram início em 2012
Obras do monotrilho tiveram início em 2012
Foto: Metrô SP/Divulgação / Viagem e Turismo

<div class="update-components-image

update-components-image--smart-grid update-components-image--smart-grid-four-images update-components-image--smart-grid-four-images-horizontal

feed-shared-update-v2__content">

 
Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade