A primeira moto elétrica do mundo com bateria de estado sólido já é uma realidade
Uma moto com autonomia de carro elétrico. Isso é possível graças ao estado sólido
A primeira bateria de estado sólido pronta para comercialização já está aqui. E ela estará numa moto elétrica chamada TS Pro, fabricada pela Verge, uma pequena marca finlandesa. Sua promessa é clara e disruptiva: até 600 km de autonomia, um número superior ao de um Tesla Model 3 padrão.
Falar em 600 km de autonomia não é apenas um recorde dentro do ainda jovem mercado de motos elétricas. É um dado que rompe o atual referencial de toda a indústria de motocicletas.
A autonomia média de uma motocicleta de média ou alta cilindrada hoje gira em torno de 300 km, o que significa que, pela primeira vez, uma moto elétrica não apenas iguala, como supera amplamente a combustão em um de seus grandes bastiões. Embora haja bastante letra miúda a ser lida.
Os dados
100% elétrica, a TS Pro da Verge acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e tem um torque de 1.000 Nm. Para dar um pouco de contexto, as motos mais rápidas já fabricadas no mundo mal superam os 100 Nm.
Mas o mais importante não é a potência descomunal, e sim as barreiras que ela rompe.
- 600 km de autonomia
- Peso de "apenas" 235 kg
- Carga rápida em 10 minutos
- Carregador CCS
- Garantia de cinco anos para a bateria
Atualmente, na Europa, não existe nada remotamente parecido com o que a Verge oferece. A moto elétrica de referência é a Zero SR/F Street, com autonomia de 283 km. As demais tentativas de democratizar a moto elétrica, como a Harley com a LiveWire, ficaram em autonomias entre 150 e 250 km.
O preço deve ficar entre 40.000 e mais de ...
Matérias relacionadas
Nem Dolphin, nem Ora 03: conheça o novo SUV elétrico "barato" que mira o Brasil
Sucesso no Brasil, fim da linha na China: o futuro do BYD Song Plus nacional