Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A China quer proibir este acessório da moda nos próximos carros

Popularizadas pela Tesla, as maçanetas de porta embutidas podem desaparecer na China em breve

19 set 2025 - 13h16
(atualizado em 19/9/2025 às 14h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Duas das estrelas do Salão IAA de Munique 2025, o BMW iX3 e o Mercedes GLC, têm as maçanetas de porta embutidas, popularizadas pela Tesla. Todos os carros da empresa de Elon Musk, que estiveram entre os mais vendidos no mundo nos últimos anos, também possuem. As maçanetas embutidas se espalharam rapidamente em nossos automóveis nos últimos anos, tornando-se uma assinatura tanto dos carros elétricos quanto dos modelos premium.

Futuristas, estéticas e supostamente capazes de melhorar a aerodinâmica, elas simbolizavam o carro "tech". Mas, agora, a China, o maior mercado automotivo do mundo, pode pôr um fim a isso: segundo o CarNewsChina, seus reguladores trabalham em uma proibição total das maçanetas totalmente retráteis, com aplicação prevista já para julho de 2027.

Somente seriam permitidas as maçanetas clássicas ou semi-embutidas, desde que integrem uma solução mecânica de emergência. Por trás de sua aparência high-tech, essas maçanetas que deixam a carroceria completamente lisa acumulam defeitos. Sua contribuição aerodinâmica é irrisória: apenas 0,005 a 0,01 ponto no coeficiente de arrasto, o que equivale a 0,6 kWh economizado a cada 100 km. 

Em contrapartida, elas podem adicionar de 7 a 8 kg de mecanismos elétricos e custam três vezes mais que uma maçaneta clássica. Sobretudo, sua taxa de falha é oito vezes maior, chegando a representar até 12% dos reparos em alguns fabricantes.

Riscos críticos

E, sobretudo, os riscos se tornam críticos em caso de acidente. Uma ...

Veja mais

Matérias relacionadas

"O problema não é o preço, é que os carros chineses são realmente melhores"; quem diz isso é o CEO da Rivian

Em Madri, há uma estrada abandonada que não leva a lugar nenhum, mas que já foi palco de corridas ilegais e filmes; agora, querem dar-lhe uma segunda vida

Enquanto os fabricantes abandonam esses motores, a Mercedes anuncia que continuará sua produção

A placa de trânsito que entrou em vigor em 2020, mas a maioria ainda desconhece em 2025

Você sabia que o Google Maps tem um botão para saber a direção e o sentido corretos ao caminhar?

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade