10/05/2000
O CONCEITO INOVADOR DA DELL
Agência Estado
A Dell inaugurou um conceito conhecido nos Estados Unidos como “built-to-order” (fabricado sob encomenda). A empresa foi a primeira a permitir que um cliente entrasse em seu site e escolhesse a configuração de seu computador, peça por peça. Isso implicou a reestruturação do processo produtivo e de armazenamento da empresa.
A Dell mantém inventário zero de produtos prontos. Só armazena peças para a fabricação de seus computadores. Mesmo assim, em volume pequeno – motivo pelo qual mantém acordo, com seus fornecedores, para que instalem galpões de armazenamento próximos à sua unidade fabril, localizada em Eldorado do Sul (RS), próximo a Porto Alegre.
A empresa diz ser capaz de apresentar o produto pronto, na casa do cliente, em no máximo sete dias, em qualquer canto do País. Esse prazo inclui o período de montagem do PC e o transporte do produto, feito por avião ao Norte e Nordeste do País e por via rodoviária a São Paulo e Rio. A operadora de logística da Dell, que decide a melhor via de entrega do produto, conforme a localização do cliente, é a transportadora Mercúrio Logística.
A Dell investiu pesado na aceleração da entrada de peças importadas no País. “Nossa unidade é um entreposto virtual, uma espécie de extensão da alfândega, em que todos os produtos entram diretamente na fábrica”, comenta Fernando Loureiro, diretor-comercial e de assuntos corporativos da empresa.