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10/05/2000
VARIEDADE É A GRANDE ARMA DA AMAZON.COM
Agência Estado

SOFTWARE LIVRE
A DIFÍCIL ROTA DAS VENDAS ONLINE

VARIEDADE É A GRANDE ARMA DA AMAZON.COM

REGRAS DE LOGÍSTICA CONVENCIONAL NÃO SE APLICAM À WEB

SUBMARINO AMPLIA SEU ESTOQUE

PÃO DE AÇUCAR É PIONEIRO

O CONCEITO INOVADOR DA DELL

SERVICEBOOKS É ENXUTA E PROMETE RAPIDEZ

E-COMMERCE INVESTE NA ESTRUTURA E NA AGILIDADE

QUEIXAS NÃO DESESTIMULAM INTERNAUTAS

A DEMORA PARA RECEBER SIMPLES LIVROS

DIFERENÇAS DE PREÇOS PODEM CHEGAR A 36%

UM PERFUME QUE SALVOU O NAMORO

Na parede de um enorme galpão de 259 mil m² na cidade de Coffeyville, no interior do Estado do Kansas, nos EUA, um cartaz informa aos funcionários da Amazon.com a missão da empresa: “Nossa visão é de ser a empresa mais centrada no consumidor do mundo. O lugar onde as pessoas podem vir para encontrar ou descobrir qualquer produto que queiram comprar pela Internet.”

Essa meta, ambiciosa, vem exigindo investimentos de US$ 200 milhões da empresa para instalar sete galpões de distribuição em todo os Estados Unidos. No total, são 914.400 m² de área para estocagem de produtos. O objetivo da maior loja on-line é criar uma estrutura capaz de resolver com velocidade a demanda por produtos na Internet.

Nos novos centros de distribuição, a Amazon utiliza sistemas informatizados para a orientação dos “coletores” de produtos, que dão baixa nas listas de compras de cada cliente usando leitores de códigos de barra.

Os pacotes são embrulhados à mão e encaminhados a empresas distribuidoras – que entregam os produtos nos EUA em um prazo entre um e sete dias, segundo a Amazon.

A criação de uma estrutura própria encerra a dependência da Amazon em relação a grandes distribuidoras como a Ingram, cuja logística e estoque variado serviram de base para a montagem do site. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, escolheu livros para iniciar seus serviços justamente por causa da diversidade de itens. “Somente na Internet uma empresa pode oferecer milhões de títulos para escolha”, comenta. A indústria de catálogos, também popular nos EUA, precisaria dispor de catálogos do tamanho de listas telefônicas para chegar perto do volume de ofertas possíveis na Web.

Atualmente, a Amazon vende 18 milhões de produtos por ano – entre livros, CDs, DVDs, softwares, utensílios domésticos, eletrônicos, jogos e outros mais. Se tudo ocorrer pelos planos de Bezos, a empresa terá máquinas de lavar, carros, aspirina, enlatados e até animais vivos para venda. O site oferecerá “qualquer produto”, diz Bezos, “com Q maiúsculo em qualquer.”

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