10/05/2000
PÃO DE AÇUCAR É PIONEIRO
Agência Estado
Em comparação aos sites tradicionais, os supermercados virtuais enfrentam uma dificuldade extra: entregar produtos perecíveis em curtíssimo prazo à casa do consumidor. O Pão de Açúcar Delivery – primeiro supermercado on-line do Brasil – vem fazendo isso desde 1996. “Entregamos até sorvete pelo Delivery”, diz Luiz Pimenta, diretor do novo site do grupo Pão de Açúcar, que estréia no segundo semestre – o Amelia.com.
O serviço, além de entregas, terá seções de jornalismo e entretenimento. Outra mudança prevista é a centralização dos galpões de estoque. Atualmente, o Pão de Açúcar reserva parte do espaço disponível em quatro lojas na cidade de São Paulo para estocar os produtos do Delivery.
“Estamos dividindo o espaço com os clientes regulares do supermercado”, comenta Pimentel. “Somente os produtos mais requisitados são estocados à parte; os demais são pegos diretamente nas gôndolas em que o consumidor faz suas compras.”
A criação de um galpão exclusivo é necessária para acelerar a coleta de produtos para clientes da Internet. “O layout de produtos no novo galpão obedecerá a seqüência de compras de quem acessa o site, o que facilitará o picking (coleta) para empacotamento e entrega.”
O Amélia terá um galpão de 30 mil m², na Grande São Paulo, que abrigará 20 mil itens, entre congelados, resfriados (laticínios, frutas e verduras) e secos. Atualmente, o Pão de Açúcar Delivery cobra R$ 9 de taxa de entrega para levar a encomenda em até 24 horas nas cidades de São Paulo, Rio e Brasília, entre outras.
Segundo Pimentel, a média de gastos do cliente on-line é R$ 260, contra R$ 60 das lojas comuns. “Quem acessa a Internet tem mais dinheiro e faz compras planejadas, porque sabe que as receberá no dia seguinte”, explica.