PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após burnout, engenheiro decidiu desenvolver games

Conheça a história de Aislan Tinoco, engenheiro civil que começou a desenvolver games em 2018 e já tem quinze jogos publicados

7 jul 2023 - 09h21
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Aislan Tinoco, da Yaw Studios, foi ao BIG Festival em busca de publishers para seu próximo game
Aislan Tinoco, da Yaw Studios, foi ao BIG Festival em busca de publishers para seu próximo game
Foto: Game On / Pablo Raphael

Em 2018, o engenheiro civil Aislan Tinoco deu entrada na emergência de um hospital em São Paulo com o que pensava ser um ataque cardiáco. Não era, mas o médico decidiu interná-lo por uma semana para lidar com o estresse.

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

"Ele me disse que eu precisava fazer algo pela minha qualidade de vida", contou Aislan ao Game On no BIG Festival 2023. "Na época, não se falava tanto em burnout, mas eu achei que ia morrer por estresse". Foi a esposa de Aislan quem sugeriu que o engenheiro mudasse de área e investisse em sua paixão, o mundo dos jogos.

"Eu jogo desde sempre, costumava ir sempre à Brasil Game Show, sempre tive muitos jogos em casa, mas não tinha pensado em seguir essa carreira", confidenciou. Com o apoio da esposa, Aislan embarcou em um curso livre para aprender a fazer jogos. "No começo eu não queria, já sou formado em Engenharia Civil, tenho pós em Administração, vou ter que estudar tudo de novo?", contou.

Ao contrário de outros desenvolvedores iniciantes, Aislan decidiu que como produtor de jogos, teria seu próprio estúdio. "Já trabalho para os outros na engenharia, aqui eu resolvi ser o empreendedor". Desde então, a Yaw Studios lançou 15 jogos, com títulos publicados para PC e consoles, e prepara a chegada do décimo sexto.

São séries de jogos como Geometric Sniper e Hidden Shapes, que buscam oferecer um passatempo casual para os jogadores. Seus jogos tem boas avaliações na Steam e na Xbox Game Store, sinal de que Aislan encontrou um nicho para a Yaw Studios. Detalhe: Aislan continua atuando como engenheiro.

"É uma jornada dupla, de dia eu trabalho com os projetos de engenharia e depois, me dedico ao estúdio". E embora seja um trabalho puxado, e sim, estressante, o diretor da Yaw Studios gosta de pensar que está construindo algo maior, com sua empresa e para sua família.

"Eu passo pouco tempo com meu filho, mas ele entende o que eu faço e sempre pergunta sobre os jogos", contou o desenvolvedor. "Esse tempo que não passo com a minha família, eu tenho que fazer com que valha a pena". Atualmente, a produtora de Aislan conta com cinco outros desenvolvedores e prepara o lançamento do seu game mais ambicioso, One Card, One Shot Mafia.

Trata-se de um jogo de construção de baralho com elementos de tiro e ação roguelike. O jogador é um 'hitman' contratado para eliminar gangstêrs e subir na hierarquia da Máfia. Os cards são ricamente ilustrados e tem um diferencial: eles guardam fases inteiras.

Ao final de cada missão, o jogador entra em um card e o game se torna um jogo de tiro, em que é preciso abater gângsters até derrubar o chefão da vez.

No momento, Aislan procura uma publicadora para ajudar na finalização e distribuição de One Card, One Shot Mafia. Do pouco que vi em uma rápida apresentação nos corredores do BIG Festival, o game parece ter bastante potencial e deve encontrar uma publisher muito em breve.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade