Krafton, responsável por PUBG, vai se reestruturar com foco no uso da IA
Empresa sul-coreana planeja se reorganizar em volta da inteligência artificial
Krafton, a publisher da Coreia do Sul por trás de jogos como PUBG, Subnautica, Hi-Fi Rush, inZOI e muitos outros, anunciou que vai se reestruturar em uma empresa focada na utilização da IA.
Conforme dito pelo CEO Kim Chang-han, a empresa reorganizará suas operações de desenvolvimento para "colocar a IA no centro" da solução de problemas (via VGC).
Para tornar isso realidade, serão investidos cerca de US$ 69,5 milhões para construir um cluster de GPUs que "dará suporte a tarefas multifásicas que exigem raciocínio sofisticado e planejamento iterativo", e servirá como "a base para acelerar a implementação de IA autônoma".
Também serão investidos aproximadamente US$ 20,8 milhões anualmente, a partir de 2026, para "apoiar ativamente seus funcionários na utilização e aplicação direta de diversas ferramentas de IA em seu trabalho". A Krafton também reestruturará seu sistema de RH e suas operações organizacionais em torno da IA, segundo Chang-han.
"A partir de hoje, a Krafton automatizará o trabalho centrado em IA e implementará totalmente um sistema de gestão focado em IA, onde os membros se concentrarão em atividades criativas e na resolução de problemas complexos", disse Chang-han. "Daremos um grande salto como uma empresa que promove o crescimento de seus membros e expande as áreas de atuação da organização por meio da IA."
“Por meio de nossa estratégia de IA em Primeiro Lugar, a Krafton ampliará as oportunidades de crescimento para cada membro, expandirá as iniciativas criativas centradas na experiência do jogador e liderará a inovação em IA em toda a indústria de jogos."
O uso de IA generativa nos games vem crescendo de forma considerável. Uma análise divulgada pela Totally Human aponta que atualmente quase 8.000 jogos no Steam fazem uso disso, sendo 7% da biblioteca total do serviço da Valve e 20% dos jogos lançados por lá em 2025.