Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meta Quest 3: tudo o que já sabemos sobre o novo headset VR

Já sabemos que a Meta está trabalhando em uma nova versão do headset Quest. Mas quais mudanças devem chegar ao Meta Quest 3? Vamos ver!

19 abr 2022 - 16h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: GameON

Seja você um antenado em tecnologia ou não, provavelmente já ouviu falar sobre os tão famosos metaversos. Os universos virtuais onde as pessoas poderão, dentre outras ações, interagir entre si através de avatares digitais, têm estado cada vez mais em evidência, com empresas anunciando novidades quase que diariamente. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como os óculos de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), por exemplo.

Para 2022, espera-se que ele seja um ano gigantesco para os headsets de RV e RA. Uma das novidades mais aguardadas, por exemplo, é o novo Meta Quest 3, sucessor do Oculus Quest 2 que tem sido alvo dos mais diversos rumores nos últimos meses. E para elucidar todas as suas dúvidas a respeito do novo headset VR da Meta, separamos tudo o que se sabe sobre o Meta Quest 3 até o momento nesta matéria. Confira!

O Meta Quest 3

Meta Quest 3 chegará com uma melhor capacidade de processamento e imagens mais nítidas (Reprodução/Internet)
Meta Quest 3 chegará com uma melhor capacidade de processamento e imagens mais nítidas (Reprodução/Internet)
Foto: GameON

Lançado há quase dois anos, o Oculus Quest 2 -- renomeado posteriormente para Meta Quest 2 -- foi um dos modelos de headset VR mais vendidos em todo o mundo nos últimos anos, tornando-se uma das apostas mais bem sucedidas da indústria. Criado originalmente pela divisão Oculus, em breve o dispositivo poderá ganhar o seu mais novo sucessor: o Meta Quest 3.

No ano passado, o próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg, admitiu para investidores que a companhia estava trabalhando em um novo Meta Quest 3 e que, além disso, também já estavam começando a planejar como seria o Quest 4, demonstrando que o desenvolvimento estava fluindo de maneira satisfatória.

Mas o que a Meta planejou para o seu próximo headset VR? Quando ele chegará ao mercado? E quais são as suas especificações técnicas? Bem, pouco se sabe sobre o Meta Quest 3. A verdade é que há uma infinidade de rumores inundando a internet a respeito dos óculos da Meta, mas nenhum deles foi oficialmente confirmado pela companhia. Apesar disso, com base em informações extraoficiais divulgadas por sites especializados, separamos aquelas prováveis de tornar-se realidade. Confira!

Especificações e recursos

Meta Quest 3 deve incluir telas uOLED com taxa de atualização de 120HZ (Reprodução/Internet)
Meta Quest 3 deve incluir telas uOLED com taxa de atualização de 120HZ (Reprodução/Internet)
Foto: GameON

Baseado nas melhorias feitas pelo Quest 2 em relação ao seu antecessor, espera-se que o Quest 3 permaneça um headset VR autônomo com melhorias pontuais na duração da bateria, poder de processamento e também na qualidade de suas lentes. A título de comparação, o Quest 2 possui uma imagem 50% mais nítida do que o dispositivo original, o que nos faz imaginar que o Quest 3 também chegue com um salto expressivo na melhoria das imagens fornecidas.

Inicialmente, o Quest 2 também aumentou a taxa de atualização de 72 Hz (padrão do Quest original) para 90Hz, incrementando esse número novamente para 120Hz em 2021. Sendo assim, acredita-se que o Quest 3 virá equipado com uma taxa de atualização mínima de 120Hz. Além disso, um tweet do analista de hardware Brad Lynch, postado no final do ano passado, sugere que o Quest 3 incluirá telas uOLED (uma versão atualizada do OLED). Portanto, embora nada seja oficial ainda, o próximo headset Quest da Meta certamente ultrapassará os limites da fidelidade visual que existem atualmente.

Vale ressaltar também que, no ano passado, uma fabricante suíça de tecnologia VR chamada Creal demonstrou o avanço na tecnologia de exibição de campo de luz, exibindo um headset capaz de focar em longas distâncias e renderizar imagens de alta resolução de perto. Este hardware consegue gerar imagens que representam com precisão como vemos a luz no mundo real e, embora ainda não esteja disponível no mercado atualmente, é possível que tenhamos algo parecido com o Meta Quest 3.

Em termos de processamento, faria sentido para o Quest 3 utilizar uma versão atualizada do SOC do Quest 2, o Snapdragon XR2, ou o que a Qualcomm decidir ser seu sucessor – presumivelmente o XR3 – embora isso ainda não esteja tão claro. Em seu último Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm revelou o processador móvel Snapdragon 8 Gen 1, que eles afirmaram ser até 35% mais rápido que o chip atual presente no Quest 2.

Acredita-se que o Meta Quest 3 chegue ao mercado com uma maior capacidade de armazenamento interno (Reprodução/Internet)
Acredita-se que o Meta Quest 3 chegue ao mercado com uma maior capacidade de armazenamento interno (Reprodução/Internet)
Foto: GameON

Portanto, pode ser que o Quest 3 use esse hardware atualizado com ainda mais potência ou aguarde o Snapdragon XR3, que deve ser lançado em 2023. Apesar disso, um vazamento mais recente do analista Brad Lynch sugeriu que o Quest 3 não usará o sucessor do Snapdragon XR2, pois a Meta está mais aberta a desenvolver seu próprio chipset, que terá uma GPU robusta para suportar cargas de realidades virtuais.

Se isso ocorrer, significa que a Meta poderia adaptar seu SOC para seu headset VR, o que, por sua vez, poderia fornecer uma experiência em RV mais imersiva. Isso lembra um pouco o que a Apple fez com seu próprio chipset M1 nos MacBooks mais recentes e com o recente lançamento do iPad Air.

Já em armazenamento, o Meta Quest 3 também pode adicionar alguns recursos importantes que o Quest 2 não possui, como armazenamento expansível, que pode vir na forma de um slot para cartão micro-SD na lateral do fone de ouvido, para que os jogadores possam ter mais capacidade para instalar mais jogos. Também há a probabilidade do Quest 3 trazer modelos de maior capacidade já no seu lançamento, com um modelo básico de 256 GB e um modelo atualizado de 512 GB.

É esperado também mudanças no design do novo headset, que terá possivelmente um peso ainda menor que a segunda versão, além de alterações relacionadas ao conforto. Recentemente, vários clipes mostrando um dispositivo apelidado de “Seacliff'' – o suposto codinome para um novo headset VR da Meta – foram divulgados na internet, o que pode indicar algumas das mudanças de design chegando ao próximo óculos da empresa.

Nestes vídeos, um dos quais você pode assistir logo abaixo, vemos um equipamento (que parece ser sem fio como o Oculus Quest 2) ostentando uma viseira frontal muito menos volumosa, com o peso distribuído pela frente e com uma espécie de compartimento na parte de trás do aparelho.

Outro ponto muito aguardado e deve ser contemplado pelo novo aparelho da Meta é a melhoria no rastreamento manual – especialmente porque o tipo de feedback tátil encontrado no controle PS5 DualSense poderia elevar as experiências de Realidade Virtual se chegasse também ao Quest 3. 

Uma característica quase inevitável dos novos óculos da Meta será sua integração com o ecossistema da empresa, o que significa que você provavelmente precisará de uma conta Meta para acessar a plataforma. Esse pré-requisito significa que o usuário estará novamente sujeito às práticas de monitoramento de dados da Meta - portanto, se você for moralmente contra os métodos de coleta de dados do Quest 2, ficará sem sorte desta vez. 

Conectividade e compatibilidade

Assim como o Quest 2, é provável que o Quest 3 não precise de hardware externo para funcionar (Reprodução/Internet)
Assim como o Quest 2, é provável que o Quest 3 não precise de hardware externo para funcionar (Reprodução/Internet)
Foto: GameON

É provável que o Meta Quest 3 não precise de um PC para funcionar – já que o seu antecessor não precisa. Além disso, é possível que o Quest 3 consiga acessar mais games, como os jogos da Steam - Blade & Sorcery, Hitman III, Roblox, Half-Life: Alyx, entre outros.

Algumas dúvidas que ainda rondam o lançamento do Quest 3 é se ele será compatível como o PlayStation 5 ou se terá conectividade com o SideQuest. Caso ocorra, o VR poderá carregar uma variedade ainda maior de jogos. No entanto, com o PlayStation VR 2 sendo lançado nesse ano ou no próximo, é difícil que a Sony permita essa compatibilidade.

Além disso, embora esse não seja um recurso que a Meta possa controlar, seria bom ver a conectividade SideQuest incluída no Quest 3, para você poder carregar aplicativos e ter uma variedade ainda maior de jogos para escolher. É a partir disso que se torna possível jogar Minecraft no Quest 2 , por exemplo. Então, ter o recurso pode ser muito útil.

Controles do Meta Quest 3

Assim como o Quest 2, é provável que o Quest 3 não precise de hardware externo para funcionar (Reprodução/Internet)
Assim como o Quest 2, é provável que o Quest 3 não precise de hardware externo para funcionar (Reprodução/Internet)
Foto: GameON

A Meta ainda não divulgou mais informações sobre os seus novos controles, mas rumores sugerem que os novos modelos terão um formato de disco e câmeras infravermelhas embutidas que poderão substituir a necessidade de anéis de rastreamento. 

Como mencionado anteriormente, também faz sentido se os novos controles do novo Quest 3 contarem com feedback tátil, já que outras empresas estão apresentando a tecnologia, a exemplo da Sony, que fez questão de incorporar a funcionalidade nos controles do PlayStation VR2.

Preço e disponibilidade

Inicialmente, esperava-se ver o lançamento do Quest 3 acontecer em 2022, pois havia apenas um intervalo de um ano e meio entre o lançamento do Oculus Quest original e o seu sucessor. No entanto, é improvável que tenhamos uma nova versão ainda este ano. Segundo Lynch, podemos esperar que o Project Cambria (também conhecido como Meta Quest Pro) seja lançado no segundo trimestre deste ano, enquanto o lançamento do Meta Quest 3 deve acontecer um ano depois, na conferência Connect 2023. Considerando que o Connect 2021 ocorreu em outubro, isso significa que talvez precisemos esperar até o final de 2023 para conhecer o próximo headset da Meta.

Em relação ao seu preço, também não há nenhuma informação confirmada pela empresa. No entanto, especialistas acreditam que ele tenha uma faixa de preço semelhante ao Oculus Quest 2 quando foi lançado, chegando às prateleiras custando algo em torno de US$ 299.

E então, ansioso para conhecer o novo Meta Quest 3? Acima nós trouxemos tudo o que se sabe – e o que se espera – sobre o novo headset da Meta. Não esqueça de contar pra gente nos comentários o que mais você gostaria de ver no dispositivo, combinado?

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade