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Wuchang: Fallen Feathers é mais uma grata surpresa para fãs do gênero soulslike

Jogo da desenvolvedora Leenzee se destaca com visuais deslumbrantes, jogabilidade viciante e desafio acima da média

22 jul 2025 - 22h59
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Wuchang: Fallen Feathers é mais uma grata surpresa para fãs do gênero soulslike
Wuchang: Fallen Feathers é mais uma grata surpresa para fãs do gênero soulslike
Foto: Reprodução / 505 Games

Após o mundo dos games ficar de boquiaberto em 2024 com o fantástico Black Myth: Wukong, feito pela desenvolvedora chinesa GameScience, chegou a vez da Leenzee, também da China, nos agraciar com o soulslike Wuchang: Fallen Feathers.

Ambientado no fim da Dinastia Ming, o jogo ocorre na terra de Shu, uma região afetada por uma doença misteriosa chamada Plumagem, que surgiu depois do ataque causado por um misterioso demônio devorador de homens. Essa doença faz com que muitas pessoas, incluindo a protagonista Wuchang, passem a ter plumas em seus corpos, com os afetados perdendo a memória e a humanidade, até se tornarem monstros.

O mundo desolado de Shu

No caso da personagem Wuchang, embora ela tenha ficado com amnésia, há algo nela que impede que ela perca sua humanidade e vire um monstro, cabendo a ela agora explorar a vasta região de Shu, dominando novas habilidades que vai obtendo por causa da doença da Plumagem, ao mesmo tempo em que luta para mitigar seus efeitos negativos para manter sua sanidade, enquanto busca por uma cura e uma resposta envolvendo a Plumagem.

Você começa o jogo despertando numa caverna e pouco tempo após isso é introduzido ao mundo que lhe aguarda. Os cenários incluem florestas, locais abandonados e destruídos, templos, vilarejos em ruínas, minas, calabouços, pântanos e mais, havendo até um local com neve, cujo clima inclusive te congelará se você não tomar cuidado. A direção de arte do jogo é ótima, utilizando bem o que é possível fazer com a Unreal Engine 5, ao mesmo tempo em que mantém uma performance estável na maior parte do tempo.

Os lugares que você pode explorar em Shu possuem atalhos para facilitar na navegação, com eles sendo essenciais para economizar tempo nos muitos trajetos lineares que o jogo apresenta. Há uma bússola que lhe permite também saber a localização aproximada de algum NPC aliado próximo e dos Santuários, que servem para você descansar, realizar viagens rápidas e gerenciar todas as características da personagem.

Direção de arte do game chama positivamente a atenção
Direção de arte do game chama positivamente a atenção
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Aliás, como é de costume com jogos do gênero soulslike, a história em Wuchang: Fallen Feathers é contada por meio de itens que você encontra e as conversas que você tem com NPCs, com muitos deles lhes dando tarefas para você cumprir em troca de recompensas. Alguns deles são mais importantes que outros, pois também servem como mercadores para você comprar equipamentos e acessórios, cujo estoque vai aumentando à medida que você encontra artefatos para dar a eles.

O menu de viagem rápida, aliás, pega inspiração de Lies of P, destacando os locais onde há NPCs que tenham alguma coisa nova para te dar, pedir ou conversar, algo que ajuda bastante.

Há também pequenos quebra-cabeças que requerem que você use determinados gestos para obter as recompensas que eles fornecem. Além disso, existe um monstrinho especial que lhe dá um broto de bambu ao ser morto, com eles podendo ser trocados por certos itens com um NPC especial que fica escondido, caso você o encontre. Além disso, há pássaros misteriosos que, ao serem mortos, lhe dão algo chamado Pluma Áurea, que sobe temporariamente sua vida, vigor ou dano.

Há diversos personagens com os quais você pode interagir
Há diversos personagens com os quais você pode interagir
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Jogabilidade que evolui ao longo do tempo

Em Wuchang: Fallen Feathers, os combates são extremamente satisfatórios, com cada tipo de arma sendo mais indicada para uma determinada situação. Você começa com uma Espada Grande, que é a principal arma do jogo, mas existem outros tipos de armamentos à sua disposição, incluindo Lanças, Machados, Espadas de Uma Mão e Lâminas Duplas, isso sem falar do poder concedido pela Plumagem, que permite realizar ataques especiais e feitiços.

O game conta com diversos tutoriais, que vão aparecendo sempre que alguma coisa nova ou importante é introduzida. Dito isso, você não precisa esperar até que eles apareçam para fazer uso da maior parte dos recursos da jogabilidade.

O nível da personagem pode ser elevado usando-se Mercúrio Vermelho, que você obtém sempre que derrota um inimigo. Ele também é a sua moeda de troca nos NPCs mercadores. O Receptáculo do Ímpeto, acessado por meio dos Santuários, é onde você converte os Mercúrios em Pontos para melhorar suas habilidades com cada tipo de arma, aumentar sua força, vigor, vitalidade, feitiços, e assim por diante.

Receptáculo do Ímpeto é onde você evolui os atributos e habilidades da protagonista Wuchang
Receptáculo do Ímpeto é onde você evolui os atributos e habilidades da protagonista Wuchang
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Alguns nódulos do Receptáculo precisam de itens especiais, encontrados em baús, NPCs ou após derrotar certos inimigos, para serem desbloqueados. Isso vale, por exemplo, para aumentar a Capacidade e Potência do Maná, que é o seu principal item de cura, e elevar também seu domínio sobre um determinado tipo de arma, aumentando sua eficácia. 

Nada de precisar ir em ferreiros para aprimorar as armas. Tudo é feito no Receptáculo. E quando você melhora uma categoria de arma, digamos a de Machados, isso ocorre em todos os Machados que você já tem e que encontrar posteriormente.

Também é possível redefinir os Pontos no Receptáculo caso você deseje, para abordar o jogo de uma forma diferente, focando em outra arma como a sua principal.

Outro aspecto importante do gameplay é que você vai obtendo novas maneiras de usar as armas à medida que evolui a protagonista, por meio das Habilidades de Disciplina. Cada arma vem com duas habilidades especiais, com você podendo trocar uma delas sempre que desbloquear uma habilidade nova da classe de arma que você estiver usando. Isso permite que você diversifique seu estilo de jogo sem precisar trocar de arma. Aparar o ataque do inimigo, por exemplo, é útil contra adversários que também fazem uso de armas brancas, mas não é eficaz contra inimigos maiores e monstruosos, e nesse caso acaba sendo melhor você usar outra tática.

O legal também é que, como você pode equipar duas armas ao mesmo tempo, consegue trocar rapidamente sua abordagem de ataque. Além disso, é possível efetuar essa troca e ao mesmo tempo atacar com a segunda arma, com uma mecânica acessada apertando L3 e que pode, inclusive, ser melhorada se você assim desejar.

Poder Celeste é necessário para usar Feitiços e golpes especiais
Poder Celeste é necessário para usar Feitiços e golpes especiais
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Ok, mas como fazer para usar tantas habilidades especiais? Esses golpes únicos das armas e os feitiços utilizam Poder Celeste, que você ganha atacando os inimigos com golpes normais ou desviando de suas investidas de forma perfeita. Há também um certo tipo de flor específica que, quando você encosta nela, lhe dá Poder Celeste.

É essencial que você saiba administrar esse recurso, pois é com ele que você consegue realizar seus ataques mais poderosos.

A jogabilidade ainda conta com outras duas mecânicas importantes, sendo a Bênção, que são pedras mágicas que você equipa na arma para que ela tenha atributos adicionais, e a Temperagem, que permite inserir Agulhas Ósseas ou Agulhas de Pedra para conferir efeitos especiais na arma. 

Grau de dificuldade varia de fácil até quase impossível

Para quem já está acostumado com jogos soulslike, inicialmente o jogo não representará um desafio muito grande, com ele começando a ficar mais exigente apenas mais adiante, depois das primeiras horas. 

Além dos inimigos normais, há variações mais fortes deles, que possuem mais vida, causam mais dano e são mais agressivos.

Tirar vantagem dos pontos fracos dos oponentes é importante em certas ocasiões. Por exemplo, se um inimigo for de madeira, ele vai tomar mais dano de Fogo. Se ele estiver com armadura de metal, tomará mais dano de Raio, e assim por diante. Além disso, dar golpes descendentes, acertar o inimigo com força pelas costas ou atacá-lo até quebrar sua postura, permite realizar um poderoso golpe visceral em sequência.

Alguns chefes do jogo vão dar trabalho até para jogadores experientes
Alguns chefes do jogo vão dar trabalho até para jogadores experientes
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

A maioria dos chefes representam o desafio tradicional esperado para um jogo do gênero soulslike, mas há um ou outro que até mesmo jogadores mais experientes vão passar um bom tempo até conseguirem bolar uma forma de derrotar. Paciência é essencial, além de estudar os ataques e movimentos do oponente.

Ao serem vencidos, os chefes dão recompensas na forma de um Feitiço, sendo possível equipar até quatro por vez. Há ocasiões onde também dão armas e um item especial que permite desbloquear determinadas armaduras baseadas neles em um dos NPCs mercadores.

Há chefes obrigatórios para dar continuidade à história e também aqueles que são opcionais, mas que também valem ser enfrentados para obter seus espólios.

Existe a possibilidade de pedir ajuda a um NPC aliado por meio do Apito Ósseo, caso um desafio esteja demasiadamente grande, mas isso nem sempre é possível de se fazer. Como não há qualquer tipo de online em Wuchang, haverá ocasiões onde você precisa vencer sozinho o que estiver no seu caminho.

Ao morrer, você perde apenas parte do seu Mercúrio Vermelho, que pode ser recuperado no ponto onde você foi derrotado. No entanto, se perecer de novo antes disso, aquele Mercúrio perdido na primeira morte desaparecerá para sempre.

Derrotar alguns chefes permite comprar armaduras baseadas neles
Derrotar alguns chefes permite comprar armaduras baseadas neles
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Outra coisa importante é que o game possui um sistema de Loucura, causado pela Plumagem. Matar humanoides e morrer aumentam sua Loucura gradativamente. Caso você morra e atinja a Loucura máxima, ativará seu Demônio Interior, que faz com que você cause e sofra mais dano.

Se morrer enquanto estiver com a Loucura no seu nível mais alto, um poderoso demônio se manifestará onde você pereceu. Trata-se de um inimigo osso duro de roer, mas que se for derrotado, elimina a sua Loucura. Se ele vencer, sua Loucura também será zerada, mas você perderá todo o seu Mercúrio Vermelho.

Vale ressaltar que há momentos no jogo onde essa criatura aparece mesmo sem que você morra após estar com a Loucura máxima, então todo cuidado é pouco.

Também é possível eliminar a Loucura fazendo oferendas no Santuário de Shu. Dito isso, há habilidades que se beneficiam da Loucura elevada, então você pode até mesmo criar um estilo de jogo baseado nisso.

Sistema de Loucura é um dos diferenciais na jogabilidade de Wuchang
Sistema de Loucura é um dos diferenciais na jogabilidade de Wuchang
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Certas coisas poderiam ser um pouco melhores

Como fã assíduo de jogos soulslike desde Demon’s Souls no PlayStation 3, eu me diverti muito jogando Wuchang: Fallen Feathers, mas gostaria que houvesse uma quantidade maior de armas à disposição. Além disso, a armadura com a qual você começa o jogo é tão boa e balanceada nos atributos, que fica até difícil se livrar dela e usar outras. Muitos jogadores, aliás, provavelmente farão a troca apenas por questão estética, usando o menu de transmogrificação, que permite pegar a aparência de uma armadura e colocá-la em outra.

O fato de você conseguir equipar apenas quatro itens do inventário para usar enquanto joga me pareceu conservador demais. Gostaria que aumentassem isso futuramente, pois me vi diversas vezes tendo que abrir o inventário para usar um determinado item enquanto enfrentava algum chefe ou inimigo mais desafiador.

Você só consegue ver parcialmente o Receptáculo do Ímpeto, com ele se abrindo conforme vão sendo usados os Pontos para desbloquear tudo que ele proporciona para evoluir a personagem. Seria interessante se permitissem ver ele inteiro futuramente sem a necessidade de desbloquear cada pedaço dele para isso, pois ajudaria na hora de planejar a “build” da personagem.

É possível equipar apenas quatro itens utilizáveis por vez
É possível equipar apenas quatro itens utilizáveis por vez
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Otimização está boa, levando em conta o uso da Unreal Engine 5

Falando do desempenho do game, no PC achei bastante aceitável, levando em conta que trata-se de um título feito no exigente motor gráfico Unreal Engine 5. Joguei a maior parte do tempo em 3440x1440 (ultrawide) com DLSS em Desempenho (50%) e Frame Generation ativado, com a qualidade gráfica na melhor possível, ficando quase o tempo todo acima de 110 fps num computador com GeForce RTX 4070 e Ryzen 5 7600.

Um dos trechos mais exigentes do jogo, aliás, é justamente o começo dele. Provavelmente porque trata-se de uma floresta com muita iluminação e sombras, algo que sempre requer mais da placa de vídeo.

Mesmo quem possui computadores mais modestos, provavelmente não terá maiores problemas para jogar com uma boa taxa de quadros, desde que modifique as configurações para ficarem de acordo com a sua máquina, respeitando os requisitos mínimos que o jogo exige.

Wuchang: Fallen Feathers tem diversos biomas e entrega bom desempenho na maior parte do tempo
Wuchang: Fallen Feathers tem diversos biomas e entrega bom desempenho na maior parte do tempo
Foto: Reprodução / Giuseppe Carrino

Entretanto, há situações onde ocorrem engasgadas e elas acontecem principalmente quando você se depara com NPCs conversando entre si. Quando o diálogo entre eles acaba, o jogo “trava” por um segundo. Parece ser algum tipo de bug e espero que seja consertado.

O Desfoque de Movimento também parece ter algum tipo de problema, pois é alto demais, ao ponto de incomodar. Não recomendo jogar com isso ligado de jeito nenhum, a não ser que goste de ver os cenários exageradamente borrados na tela sempre que movimentar a câmera.

Por falar em câmera, ela fica um pouco afastada da personagem na configuração padrão, mas pode ser deixada mais perto, bastando reduzir o valor do Campo de Visão nas opções. Recomendo jogar com esse valor em 105 se quiser algo similar a outros soulslikes nesse aspecto.

A desenvolvedora apontou também que há um problema no jogo envolvendo o uso do controle do Xbox, que pode causar quedas na taxa de quadros, o qual será consertado após o lançamento. 

Considerações

Wuchang: Fallen Feathers - Nota 8,5
Wuchang: Fallen Feathers - Nota 8,5
Foto: Divulgação / Game On

Wuchang: Fallen Feathers é uma ótima pedida para quem deseja mais um soulslike de qualidade para passar o tempo. Sua jogabilidade e exploração trazem muito daquilo que há de melhor nesse gênero e são diversificadas o suficiente para agradar grande parte dos jogadores que curtem RPGs de ação. A direção de arte também chama positivamente a atenção.

Apresentando combates bastante satisfatórios, trata-se de uma experiência que começa bem fácil e sobe drasticamente de dificuldade depois de algumas horas, com situações onde você celebra consigo mesmo ao derrotar um inimigo que parecia impossível.

Wuchang: Fallen Feathers chega em 24 de julho para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Esta análise foi feita no PC (Steam), com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela 505 Games.

Fonte: Game On
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