Dune: Awakening chega ao PC trazendo atmosfera brutal e hostil de Arrakis
Entre acertos e alguns erros, game da Funcom transporta com sucesso os jogadores ao universo de Dune
Por várias gerações, o universo hostil e violento, entremeado de complexas disputas políticas de Dune, foi um desafio quase impossível de ser adaptado aos videogames. Alguns títulos para 16-bits e computadores antigos até tentaram, mas pouco tinham a ver com os livros ou o filme de 1984. Mas agora em 2025, Dune: Awakening enfim representa com sucesso um universo similar aos longas recentes.
Tanto pelo lado de jogo tipo "survival" quanto do lado MMO, será um grande (e um tanto complicado) desafio resistir nesse mundo brutal, repleto de facções inimigas e desafios naturais loucos para dar um fim ao jogador.
Construa e eles virão
Um aspecto de Dune: Awakening que fica claro desde seu princípio foi a preocupação dos desenvolvedores em dar o máximo de opções aos jogadores. Por exemplo, logo no modo de criação de personagem, o jogador tem uma infinidade de opções e ajustes possíveis, mas o que é uma força do jogo também se mostra uma fraqueza presente em várias outras áreas: se por um lado o jogador tem uma enorme gama de possibilidades, por outro, o jogo pouco ou nada contextualizar aqueles que não são familiarizados com o universo Dune.
Esse problema é ainda agravado caso o jogador não tenha assistido os filmes recentes, de 2021 e 2024, pois Awakening se passa em um universo alternativo a eles, e quem não tem esse contexto dificilmente terá uma idéia do que seu personagem recém-criado tem que fazer naquele mundo.
Ao iniciar o jogo em si, Dune: Awakening lança o jogador em um mundo absolutamente hostil, que exige capacidade de sobrevivência desde o início. Aqui novamente as forças e fraquezas ficam evidentes: se por um lado dá muitas ferramentas de sobrevivência ao jogador, por outro, ele é obrigado a resistir tanto aos perigos de Arrakis, quanto ao longuíssimo e maçante tutorial obrigatório.
Falando em hostilidade, o primeiro grande inimigo a ser superado é o inclemente sol do deserto, que pode rapidamente desidratar, posteriormente limitar a movimentação e por fim até matar o personagem. Além de estar sempre atento aos níveis de hidratação, saúde e fôlego, o jogador rapidamente se dá conta que nada em Arrakis é dado: cabe ao jogador pesquisar, coletar recursos e construir todos os seus meios de sobrevivência.
Globalmente a parte sobrevivência de Dune: Awakening é bem feita e deixa o jogador em constante tensão. Além de exaurir constantemente o personagem, o deserto ainda oferece dois desafios adicionais: tempestades de areia e os famosos e mortais vermes gigantes, que como se fossem tubarões de areia, ficam constantes medindo os passos do jogador para devorá-los sem dó. Caso isso aconteça, o jogador perderá permanentemente todo seu inventário, tendo que reconstruir tudo do zero.
Sombras do deserto
Com o sol como um grande obstáculo, as sombras de cavernas e rochedos estarão bastante presentes na área inicial do game. Infelizmente será lá que alguns dos defeitos mais evidentes aparecem com mais frequência. Graficamente, Dune: Awakening é um sucesso técnico, com cenários e efeitos deslumbrantes. Mas seus personagens, porém, têm animações duras e pobres, às vezes parecendo com jogos da era PS3/X360. As lutas também lembram os piores momentos dessa era, com inimigos com IA tosca. Como se não bastassem esses problemas, o recurso de furtividade é praticamente inútil.
Mas caso supere esses problemas, o jogador terá pela frente um universo incrível pela frente. A Arrakis presente no game parece vazia no início, porém conforme o jogador progride e se desenvolve, o jogo se abre igualmente, até chegar ao setores designados ao "PvP"(player vs player) com recursos típicos de jogos MMO.
Considerações
Dune: Awakening é um jogo direcionado para jogadores que já têm um bom conhecimento de seu universo cinematográfico e/ou literário, mas suas mecânicas e seu grande mundo aberto e hostil podem, até certo ponto, atrair fãs de games com construção (crafting) e sobrevivência. O jogo tem alguns defeitos atualmente que devem ser resolvidos com atualizações futuras, não sendo tão graves ao ponto de impedir que sua grandeza seja tão resplandecente quanto seus cenários.
Atualmente Dune: Awakening está disponível apenas para PC. As versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S serão lançadas em 2026.
Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Funcom.