PUBLICIDADE

Análise: Vale a pena comprar um PlayStation 5 Slim?

Saiba se o novo modelo de PlayStation 5 tem o que precisa para entrar na sua casa

2 mai 2024 - 17h26
(atualizado em 3/5/2024 às 08h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba se o novo modelo de PlayStation 5 vale a pena
Saiba se o novo modelo de PlayStation 5 vale a pena
Foto: Sony PlayStation / Reprodução

A Sony continua com a tradição de lançar versões reformuladas de seus consoles. Eu não estou falando de um modelo “Pro”, mas sim do mesmo PlayStation 5 de antes, só que empacotado em um console menor. Apesar de trazer algumas diferenças de design e de hardware, o chamado "PlayStation 5 Slim" é, virtualmente, idêntico ao PS5 original. Mas, afinal, será que vale a pena?

Eu poderia passar este texto falando do software, mas eu não acho que isso seria relevante. Todo mundo já sabe que o PlayStation 5 é a casa de grandes jogos como God of War Ragnarok, Marvel’s Spider-Man 2, Returnal e muitos outros títulos first party, e tudo que está disponível no PS5 original também pode ser jogado no novo modelo.

Principais diferenças no hardware

O PS5 slim é a melhor opção para quem ainda não tem o console
O PS5 slim é a melhor opção para quem ainda não tem o console
Foto: Douglas Costa / Foto

Por isso, o melhor a se fazer é focar no hardware. Uma das maiores críticas do público em relação ao PlayStation 5 está no tamanho do console, que além de ser pesado, é maior que qualquer outro aparelho disponível no mercado hoje. Felizmente, como o próprio termo "Slim" indica, o novo modelo é consideravelmente menor e compacto, tornando-o mais atraente para acomodar o console em uma estante, rack ou qualquer outro lugar disponível em casa.

No console, eu testei alguns jogos como GTA V, Demon’s Souls, Call of Duty Warzone e a nova versão de Fallout 4, e ao comparar estes mesmos jogos no meu modelo “Fat”, pude notar que o slim produz menos ruído de ventoinhas. Porém, ao mesmo tempo, o aparelho parece esquentar mais rápido, muito provavelmente por conta dos componentes instalados em um espaço reduzido.

O PS5 Slim utiliza o mesmo recurso de “metal líquido” do modelo anterior para resfriar os componentes internos. Apesar de, na teoria, ambos os consoles oferecerem o mesmo nível de resfriamento, na prática, fica claro que o Slim precisa se esforçar um pouco mais para proteger os componentes do calor intenso.

Além do tamanho reduzido, o maior chamariz do PS5 Slim é a possibilidade de adicionar e remover um leitor de disco externo. O processo é relativamente simples, utilizando um sistema “plug and play” que pede para você abrir a tampa do console e, de forma direta, remover o leitor.

@terragameon PlayStation 5 Slim: veja o unboxing do novo console da Sony #PlayStation5 #PlayStation #PS5 #Sony #GamesnoTikTok ♬ som original - Terra GameOn

Eu admito que, fora a possibilidade de deixar o console ainda menor, não vi muitas vantagens neste recurso. O PS5 Slim Digital, por não ter o leitor incluso na caixa, é vendido com um preço promocional, e com o avanço dos jogos digitais comprados diretamente na PlayStation Store, o uso de jogos em disco pode estar se tornando cada vez mais uma memória afetiva do jogador.

O leitor externo - vendido separadamente - se torna uma ferramenta para pessoas que se importam com a coleção de seus jogos, mas fora isso, não traz nenhuma vantagem real para o jogador casual que apenas quer ligar o console e jogar algo novo. Mas ter a opção do leitor é uma boa para quem não quer ficar dependente 100¨% das ofertas da PlayStation Store e pode aproveitar um jogo usado ou uma promoção de outra loja para ampliar sua coleção.

Conclusão

Se você já tem um PlayStation 5 e não se importa com o seu tamanho e peso, então não existem muitos motivos para trocar de modelo. Mas, se você ainda não teve a oportunidade de entrar na geração atual, o PlayStation 5 Slim é, sem sombra de dúvidas, a melhor porta de entrada. 

O seu tamanho reduzido é atraente, e a facilidade de adição (ou remoção) do leitor de disco abre portas para diferentes nichos de jogadores. Eu não mencionei isso na análise, mas o novo modelo também traz mais espaço para instalar os seus jogos, com 1TB livres dentro do Super SSD. Se você estava esperando um momento ideal para comprar seu PlayStation 5, então saiba que a hora chegou!

*Esta análise foi feita com um PlayStation 5 Slim gentilmente cedido pela Sony PlayStation.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade