PUBLICIDADE

Análise: Madden NFL 22 faz bonito na nova geraçao

Game de futebol americano traz novos recursos técnicos, mas ainda há espaço para melhorias

21 ago 2021 - 09h16
Compartilhar
Exibir comentários
Madden NFL 22
Madden NFL 22
Foto: EA / Divulgação

Uma das principais franquias de esporte da Electronic Arts, Madden NFL é sempre uma boa prévia do que os jogadores vão encontrar nos demais games da marca no ano, como NHL e, claro, FIFA, afinal é o título que puxa a fila de lançamentos do selo EA Sport todos os anos. 

Desta forma, Madden NFL 22 testa tecnologias e conceitos - além de entregar a única experiência de futebol americano atualmente, e já adianto: o jogo faz bonito nos consoles de nova geração, usando o poder dos novos hardwares para entregar a melhor jogabilidade da série nos últimos anos, com uma fluidez que não existia antes, gráficos bastante aprimorados e estádios cheios de vida.

Avanços tecnológicos

As partidas ficam mais emocionantes e um tanto imprevisíveis com a mecânica de "momentum", outra adição bem vinda, que permite jogadas incríveis e vantagens ao time da casa, realmente afetando o jogo. E para quem se importa com isso, há mais opções de personalização de rostos e penteados para os atletas criados pelo jogador do que nos anos anteriores.

Ainda há muito o que melhorar: os árbitros se comportam de forma estranha em muitas ocasiões e os jogadores muitas vezes continuam se movendo como se estivessem com a posse de bola, quando já largaram ela para trás - coisa que FIFA 22 deve resolver com sua tecnologia Hypermotion, que não é aplicada aqui. 

O grande lance em Madden NFL é o chamado Dynamic Gameday, um pacotão de recursos que torna o jogo mais dinâmico: Gameday Momentum, Star Driven AI e Gameday Atmosphere. Eles impactam a jogabilidade em todas as partidas, cada uma de um jeito.

Madden NFL 22
Madden NFL 22
Foto: EA / Divulgação

O medidor de momentum desbloqueia vantagens, os M-Factors, usados em situações específicas, de forma parecida com o X-Factor dos principais atletas da temporada. Cada estádio também tem vantagens para o time da casa.

O Gameday Atmosphere engloba todas as novas animações de torcida, super fãs e áudio remastrizado das arquibancadas. Parece só conversa de marketing, mas a diferença é notável na hora da partida.

Apesar dos movimentos dos jogadores sem a posse de bola ainda não serem meio esquisitos às vezes, a Star Driven AI faz com que os colegas de time sejam mais espertos e cooperativos, com jogadas e comportamentos mais realistas - e os oponentes também, podendo se adaptar e mudar de tática nos intervalos, reagindo ao estilo do jogador - e também aprendendo ao longo da temporada.

Melhorias nos modos de jogo

Madden NFL 22
Madden NFL 22
Foto: EA / Divulgação

O modo arcade The Yard traz uma campanha solo, assim comoo Madden Ultimate Team. O bom é que o progresso nelas é compartilhado com o Face of the Franchise, o modo "campanha" do game, em que você cria seu atleta e vai da liga universitária até, quem sabe, o Super Bowl - pena que a história do Face of the Franchise seja bem burocrática, com muitos papos com o treinador e seus agentes entre as partidas - talvez o time de Madden pudesse pegar umas aulas com a equipe responsável pelo modo Jornada, de FIFA, que soube fazer esse tipo de "historinha" de um jeito envolvente uns anos atrás.

Elementos que já haviam dado certo em anos anteriores chegam aprimorados ao Madden da nova geração, com destaque para o Superstar X-Factors, as habilidades especiais que reproduzem características dos grandes astros do esporte e agora, continuam a evoluir ao longo da temporadas.

Para quem nunca jogou Madden NFL antes ou não compreende as regras do futebol jogado com as mãos, há um amplo tutorial no modo Ultimate Team, modos de treino que ensinam as principais jogadas e técnicas, e uma dificuldade Arcade, que torna o jogo um pouco mais simples ao abandonar a simulação de fadiga e outras minúcias para oferecer partidas mais ágeis e casuais.

Conclusão

Madden NFL 22 - Nota 8
Madden NFL 22 - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Desenvolvido pela EA Tiburon para PC (via Origin, Steam e Stadia), PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S, Madden NFL 22 mostra que os games de esporte começaram a aproveitar para valer o poderio da nova geração de consoles, mas que ainda há muito o que pode ser aprimorado nos próximos anos.

Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela EA.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade