Vini Guedes vive auge no Capivariano e faz parte da campanha histórica do clube no cenário nacional
Com regularidade, liderança silenciosa e protagonismo no meio-campo, volante é peça-chave na permanência na elite do Paulistão e na inédita classificação do clube para a Série D do Brasileiro
A temporada de 2026 tem sido especial para Vinícius Guedes. Aos 26 anos, o volante vive um dos momentos mais consistentes da carreira e se consolida como um dos pilares do Capivariano em uma campanha que já entrou para a história do clube.
De volta à elite estadual após uma década, o Leão da Sorocabana não apenas garantiu permanência no Paulistão como assegurou, de forma inédita, a vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2027 - o primeiro Brasileiro em 107 anos de história.
Regular em todos os jogos, sempre disponível e com minutagem alta, Vini Guedes se tornou sinônimo de equilíbrio no meio-campo. Atuando como primeiro ou segundo volante, ele assumiu uma função estratégica no modelo de jogo do técnico Hélio - contribuindo tanto na proteção defensiva quanto na construção ofensiva.
- Fico muito feliz com a regularidade. É resposta de que o trabalho está sendo bem feito. Estar disponível em todos os jogos e conseguir entregar o que o professor pede é muito importante para a confiança e para a performance - destacou o atleta.
A adaptação ao clube foi imediata. O ambiente do elenco, segundo ele, facilitou todo o processo.
- Fui muito bem recebido, já conhecia alguns atletas e isso ajudou demais. A adaptação foi muito tranquila - pontuou.
Dentro de campo, a evolução foi nítida rodada após rodada. Depois de ganhar ritmo nas primeiras partidas, o volante cresceu na competição, especialmente a partir da vitória marcante contra a Ponte Preta, duelo que ele próprio aponta como divisor de águas pessoal na campanha.
O triunfo por 1 a 0 sobre o Mirassol, no estádio Carlos Colnaghi, simboliza o espírito competitivo da equipe. Em um confronto contra adversário de Série A, o Capivariano foi efetivo, organizado e maduro taticamente.
- Mostra o quanto precisamos ser efetivos em jogos de alto nível. Nossa equipe é muito comprometida defensivamente e, quando surgem as chances, precisamos aproveitar. Foi uma vitória importantíssima, resposta de meses de trabalho - afirmou.
A campanha colocou o clube entre os melhores do estadual e, além de afastar qualquer risco, abriu a possibilidade real de classificação às quartas de final - feito expressivo no considerado campeonato mais difícil do país no primeiro trimestre. O próximo desafio contra o Botafogo-SP pode consolidar ainda mais essa trajetória.
O impacto do desempenho coletivo também projeta o nome de Vini Guedes no mercado. Contratado após ser um dos destaques do Caxias na última Série C - num total de 33 partidas como titular pelo clube - o volante confirma no Paulistão a maturidade adquirida ao longo da carreira.
Revelado pela Chapecoense, com passagens por Operário Ferroviário e América-RN, ele soma vivência em diferentes cenários do futebol nacional, incluindo experiências nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Natural de Tapera (RS) e formado na base do Internacional e da Chapecoense, Vini construiu sua trajetória com intensidade, disciplina tática e leitura de jogo. Hoje, alia essa bagagem à maturidade física e mental.
- Nas últimas temporadas e nessa que se inicia, tem um gostinho especial. Tenho conseguido manter constância, minutagem e ficar longe de lesões. Me cuido muito fora de campo para manter essa regularidade - ressaltou.
O discurso reflete o momento. Em um Paulistão de nível altíssimo, com clubes das Séries A, B e C do Brasileirão, o Capivariano mostrou força coletiva e organização. E no coração desse sistema está um volante que entende o jogo, entrega consistência e transmite segurança ao time. A torcida pode esperar entrega.
- Isso nunca vai faltar. Sempre vou vestir a camisa de verdade e fazer tudo aquilo que é pedido - concluiu.
Em meio a uma campanha histórica, Vini Guedes não apenas ajuda a escrever um novo capítulo para o Capivariano — ele deixa o nome marcado na história do clube.