Uefa investiga denúncia de 'comportamentos discriminatórios' contra Vini Jr. na Liga dos Campeões
A Uefa anunciou nesta quarta-feira (18) a abertura de uma investigação sobre "acusações de comportamentos discriminatórios" contra o brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, durante o jogo de ida do playoff da Liga dos Campeões com o Benfica, disputado em Lisboa no dia anterior.
A partida foi interrompida por cerca de dez minutos depois que o atacante brasileiro reclamou de ter sido chamado de "macaco" pelo jogador argentino do Benfica, Gianluca Prestianni.
"Um inspetor de ética e disciplina da Uefa foi designado para investigar alegações de comportamento discriminatório durante o playoff da Liga dos Campeões entre Benfica e Real Madrid", anunciou a entidade em um comunicado divulgado à imprensa.
O episódio aconteceu durante uma discussão entre os jogadores dos dois times, que começou logo depois do gol da equipe espanhola, no Estádio da Luz. Após abrir o placar com um belo chute de pé direito aos 5 minutos do segundo tempo, Vinicius Jr. comemorou dançando junto à bandeira de escanteio, que tem o escudo do Benfica, em frente à torcida local.
A atitude foi entendida pelos jogadores do time português como uma provocação, dando início a uma acalorada discussão entre os atletas dos dois lados. Por conta disso, o brasileiro foi punido com um cartão amarelo.
Quando a partida parecia prestes a recomeçar, Vinicius Jr. correu em direção ao árbitro, apontando para Prestianni, dizendo que o argentino o havia chamado de "mono" (macaco, em espanhol).
A transmissão da TV mostrou Prestianni tapando a boca com a camisa no momento em que se dirigia ao brasileiro, impedindo qualquer possibilidade de leitura labial.
O jogo foi então interrompido por quase dez minutos pelo árbitro francês François Letexier, que posteriormente decidiu reiniciá-lo sem maiores sanções.
Colegas de Real defendem brasileiro
Ainda durante a partida, colegas de Vinicius Jr. no Real Madrid saíram em defesa do brasileiro. Entre as reações, chamou atenção a do francês Kylian Mbappé, que gritou repetidas vezes para o argentino: "Você é um racista". Depois do jogo, Mbappé acrescentou que Gianluca Prestianni "não merecia" jogar na Liga dos Campeões.
"Não podemos aceitar que um jogador que participa na melhor competição de futebol da Europa se comporte desta forma (...) A Uefa está tentando resolver a situação, mas este é um caso grave e espero que as decisões sejam tomadas com calma", disse ele em entrevista após a partida em Lisboa.
"É inaceitável. O Vini nos disse que o cara o havia chamado de macaco enquanto se escondia debaixo da camisa, antes de dizer que não tinha dito nada. Queríamos sair de campo, mas no fim conversamos com o time, e o Vini disse que tínhamos que retomar a partida", reagiu o também francês do Real Madrid, Aurélien Tchouaméni, ao canal espanhol Movistar+.
"Racistas são, antes de tudo, covardes. Precisam tapar a boca com a camisa para mostrar a fraqueza que têm", publicou Vinicius em seu perfil no Instagram.
Prestianni e Benfica negam acusação
Também nesta quarta-feira, o argentino Gianluca Prestianni e o Benfica negaram a acusação de racismo contra o atacante brasileiro.
"Quero esclarecer que em nenhum momento dirigi insultos racistas ao jogador Vinicius Jr., que infelizmente interpretou mal o que acredita ter ouvido", escreveu Prestianni em uma publicação no Instagram, acompanhada por uma foto dos dois jogadores disputando a bola.
"Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid", acrescentou o jogador de 20 anos algumas horas depois da partida.
Juntos, ao teu lado. pic.twitter.com/RLxQ7Vm0W9
— SL Benfica (@SLBenfica) February 18, 2026
Em defesa ao atleta argentino, o Benfica publicou em sua conta oficial no X um vídeo que mostra a sequência da confusão.
"Como as imagens demonstram, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que dizem que ouviram", escreveu o clube. Em outra publicação, o Benfica exibe uma foto de Prestianni com a legenda: "Juntos ao seu lado".
As duas equipes voltarão a se enfrentar na próxima quarta-feira (25) no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, pelo segundo jogo do playoff da Liga dos Campeões. O Real Madrid está em vantagem por ter vencido a primeira partida por 1 a 0.
RFI com AFP