WSL na Praia do Futuro: rodada masculina tem 'susto' de líder e queda de campeão
2º dia de etapa do QS em Fortaleza (CE) neste sábado, 13, é de definições para as finais
As disputas da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025 na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), estão afunilando: com 2.000 pontos em jogo para o ranking sul-americano do Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL), surfistas locais estão dando trabalho para os líderes e campeões da liga.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Logo na primeira bateria do dia, Jadson André, campeão da última etapa do circuito em Guarapari (ES), acabou eliminado da disputa ao enfrentar o pernambucano Luan Ferreyra e o cearense Itim Silva.
As rodadas seguintes também foram repletas de emoção, com pontuações apertadas e 'favoritos' sendo surpreendidos pelos rivais.
O peruano Alonso Correa, bicampeão pan-americano, chegou a liderar a segunda bateria com 8.63, mas acabou vencido por Rafael Barbosa, que deu um show de rasgadas para levar a sessão com 8.80 pontos, menos de dois décimos a frente do adversário.
Quem também se deu bem foi Cauã Costa, embaixador da etapa na Praia do Futuro, que levou sua bateria com a maior somatória do evento até então, 12.43. Ao Terra, ele exaltou a possibilidade de surfar na orla de Fortaleza, a qual chamou de 'uma das escolas' em seu início de carreira.
Na bateria seguinte, o paulista Weslley Dantas, líder do ranking sul-americano do QS, levou um susto após garantir um somatório alto nas primeiras notas, mas não o suficiente para ultrapassar o líder da bateria, Mateus Sena.
À reportagem, Weslley revelou o desejo de vencer uma etapa no litoral nordestino e se disse preparado para o feito: "Vim aqui para isso, para levar o título, nunca ganhei um QS aqui, estar aqui é um sonho e quem sabe vai ser agora".
Já Sena, que venceu a bateria contra Dantas, exaltou o adversário e projetou o restante do campeonato: "Quando a gente encontra o Weslley é sempre um desafio, sempre falo que é muito difícil ser melhor que ele durante 25 minutos. Então é sempre bom ganhar essas baterias, mas é só o primeiro passo, tem muita gente boa na disputa".
Os atletas classificados nas baterias masculinas voltam a se enfrentar neste sábado, nas últimas quatro baterias do dia, válidas pelas oitavas de final do campeonato. As mulheres entram em ação já no início da tarde, em baterias disputadas em duplas, pelas quartas de final do torneio.