Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro é eleito presidente do Santos

5 dez 2009 - 21h07
(atualizado às 21h54)
Compartilhar

Depois de nove anos, o Santos tem um novo presidente. Neste sábado, o sociólogo Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro venceu as eleições do clube e substitui Marcelo Teixeira no comando do clube alvinegro. O pleito, aliás, foi marcado por muita confusão envolvendo simpatizantes de situação e oposição.

» Veja fotos das eleições no Santos

» Vote e eleja os destaques do Campeonato Brasileiro

» Relembre entrevista com novo presidente do Santos

» Veja as últimas do Santos

» Opine sobre o novo presidente santista

Ribeiro venceu as eleições com 1.882 votos, contra 1.129 de Teixeira. Também foram registrados 12 votos nulos e um branco. No total, 3.024 santistas aptos a votar foram às urnas neste sábado.

Durante a apuração, enquanto ainda vencia Teixeira por uma boa vantagem, Ribeiro já prometia uma revolução no clube. "Nós vamos fazer uma varredura no Santos", disse o agora presidente santista, mantendo o discurso feito na campanha.

Também durante a apuração, Teixeira reconheceu a desvantagem no número de votos em relação a Ribeiro e deixou as dependências do Santos antes mesmo de o processo ser concluído. A ação do agora ex-presidente, aliás, deve ser a mesma do técnico Vanderlei Luxemburgo, que prometeu deixar o Santos em caso de derrota da situação nas urnas.

Eleito presidente do Santos em 2000, Marcelo Teixeira "colocou a mão no bolso" e montou um time repleto de medalhões naquele ano, com nomes como Rincón, Márcio Santos, Galván, Carlos Germano e Valdo, mas a equipe não rendeu como ele esperava - apesar do vice paulista daquela temporada.

Em 2002, porém, o Santos revelou a geração de Robinho, Diego, Paulo Almeida, Alex e Elano, foi campeão brasileiro e consagrou Teixeira ao quebrar um jejum desde 1984 sem o clube conquistar um título relevante. Outro título brasileiro veio dois anos depois, em 2004, sob o comando de Luxemburgo - amigo de Teixeira.

No ano de 2003, com Emerson Leão, o Santos voltou a sonhar com títulos internacionais. A equipe praiana chegou à decisão da Copa Libertadores, mas parou no Boca Juniors, de Tevez.

Nos anos de 2006 e 07, o clube foi bicampeão paulista, mas já não conseguiu repetir no Brasileiro as campanhas do passado. Na Libertadores de 2006, a equipe perdeu a semifinal para o Grêmio.

Nos últimos dois anos, Teixeira não conseguiu mais fazer boas campanhas no Brasileiro e a sua imagem se desgastou perante a torcida. O último suspiro foi o vice-campeonato paulista desde ano, quando perdeu a decisão para o Corinthians de Ronaldo.

Luis Alvaro, candidato da oposição, vota em eleição pela presidência do Santos. Leia mais.
Luis Alvaro, candidato da oposição, vota em eleição pela presidência do Santos. Leia mais.
Foto: Samir Carvalho / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra