MP abre inquérito para investigar novo CT do Santos anunciado por pai de Neymar
Empreendimento idealizado pela empresa do atacante envolve área próxima a parque ambiental e ainda está em fase inicial de estudos
Os planos do Santos e da empresa da família de Neymar para a construção de um novo Centro de Treinamento e de um estádio em Praia Grande passaram a ser acompanhados pelo Ministério Público de São Paulo. O promotor Alessandro Bruscki, da Promotoria do município, determinou a abertura de um inquérito civil com caráter preventivo para analisar eventuais irregularidades no projeto anunciado publicamente em junho do ano passado.
A iniciativa prevê a implantação de um complexo esportivo em uma área estimada em 90 mil metros quadrados, com centro de treinamento, campos de futebol, estrutura hoteleira e uma arena com capacidade para cerca de 25 mil pessoas. O ponto central da apuração é a localização do empreendimento, situada nas proximidades do Parque Estadual Xixová-Japuí, área de preservação ambiental.
No documento que fundamenta a abertura do inquérito, o entorno do parque está sendo classificado como "unidade de conservação de proteção integral, sujeita a regime jurídico ambiental específico". A Promotoria indicou a necessidade de acompanhamento técnico e preventivo em quatro frentes, com expedição de ofício à Prefeitura de Praia Grande.
O que diz o MP
Segundo o Ministério Público, o projeto ainda está em fase embrionária. O órgão confirmou a instauração do inquérito, mas reforçou que não há, neste momento, indícios de irregularidade.
"O MPSP informa que há um IC instaurado para acompanhamento. Por enquanto trata-se de um projeto. Não há nada de concreto ainda, nem mesmo foi firmado contrato entre o empreendedor e o Santos Futebol Clube", informou, em nota ao "ge".
Ainda segundo a secretaria municipal, cabe ao poder público acompanhar o cumprimento das exigências legais assim que o projeto for oficialmente apresentado.
"A Prefeitura explica que a intervenção dependerá de processo de licenciamento junto à CETESB - Estado de São Paulo, com a definição da área para avaliação ambiental, considerando áreas de preservação e compensação. A compensação é informada pelo empreendedor e avaliada e aprovada pelo órgão licenciador" diz o posicionamento.
Projeto já ganha empolgação da empresa da família de Neymar
Apesar de o projeto ainda não estar sendo formalizado junto aos órgãos competentes, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), demonstrou apoio à iniciativa conduzida pela NR Sports, empresa da família Neymar, em parceria com o Santos e o Grupo Peralta.
"Praia Grande só tem a ganhar com a vinda de megaempreendimentos que estão previstos, entre eles o CT do Santos. A região toda ganha. Nossa cidade será palco de um complexo esportivo e turístico maravilhoso, de nível internacional", afirmou o prefeito, em nota.
Mourão ponderou, no entanto, que qualquer avanço dependerá do respeito às diretrizes ambientais.
"É importante explicar ainda que toda essa estrutura estará sendo montada respeitando as questões ambientais definidas pelos órgãos competentes", completou.
O que é o novo CT do Santos
De acordo com o anúncio feito no ano passado, o centro de treinamento, batizado de Vila Praia Grande, contará com cinco campos e três estruturas de hotel. Dois campos e um hotel estariam sendo destinados ao Santos, enquanto os outros três ficariam sob responsabilidade da NR Sports e do Grupo Peralta. Também está prevista a construção de uma arena multiuso com a marca Neymar, no mesmo município que abriga o instituto do jogador.
O planejamento inclui a possibilidade de o Santos mandar algumas partidas no local, em paralelo ao projeto de modernização da Vila Belmiro. A ideia do clube é transferir o elenco profissional para o novo local. Assim, o CT Rei Pelé estaria sendo destinado às categorias de base e o Meninos da Vila ao futebol feminino.
Inicialmente, a previsão era de entrega das obras até junho, mas o projeto ainda não passou na vistoria das autoridades. A área fica a cerca de 21 quilômetros do CT Rei Pelé e pertence ao Grupo Peralta, parceiro da NR Sports no empreendimento.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.