1 evento ao vivo

Esportes

Prefeito aprova ideia de Ribas e já imagina busto de Medina

Kent Nishimura / AFP
22 dez 2014
00h20
atualizado em 8/1/2015 às 19h31
  • separator
  • 0
  • comentários

O prefeito Ernane Primazzi está animado com o título mundial conquistado por Gabriel Medina, ilustre morador da praia de Maresias, em São Sebastião. No seu gabinete, ele escuta quase diariamente sugestões sobre como homenagear o jovem que completa 21 anos nesta segunda-feira. 

Superado por Medina como o brasileiro mais bem-sucedido em uma temporada do WCT (ficou na terceira posição em 1999), o veterano Victor Ribas disse à reportagem que o novato fez por merecer a criação de um busto com a sua imagem em Maresias. Vitinho já possui a sua própria estátua, erguida pela Prefeitura de Cabo Frio na orla da praia do Forte.

"A ideia é boa. Vamos conversar com a família", avisou o prefeito Ernane, já imaginando até o local ideal para a instalação do busto de Gabriel Medina. "A Praça do Surf está precisando de uma revitalização e até arrumei uma parceria para fazer isso antes da metade do ano que vem. É o lugar perfeito", indicou.

A Praça do Surf fica diante da praia onde Medina treina desde a infância. Conta com um espaço destinado à prática de skate, alguns jardins, e virou ponto de encontro dos inúmeros praticantes de surfe de São Sebastião. É lá também onde normalmente os juízes se concentram quando há campeonatos da modalidade no município.

Para o prefeito, a criação de um busto de Medina na pracinha seria mais um atrativo turístico. "Afinal, é um campeão mundial que temos aqui. Todo mundo vai querer ir até lá para tirar uma foto, ter um registro. É algo para se levar em consideração, sim, ao menos a médio prazo. Dá para fazer", avisou.

Antes de viabilizar a estátua para Medina, a Prefeitura de São Sebastião quer recebê-lo com pompa em seu retorno ao Brasil - a conquista do WCT foi sacramentada na última sexta-feira, no Havaí. "O mais tradicional no País inteiro é oferecer um carro de bombeiros para o atleta desfilar. Aqui, ele vai sofrer bastante, porque vai ter que passar pelo centro e depois pela costa, que é bastante extensa. Será uma viagem", sorriu Ernane.

Ao escutar os planos do prefeito, a sua assessora palpitou que ele deveria entregar uma grande chave do município de São Sebastião para Gabriel Medina. Ela se inspirou na homenagem que a cidade de Peniche, em Portugal, fez recentemente ao undecacampeão de surfe Kelly Slater.

Natural de Santo André - mudou-se para o litoral norte em 1978, em busca de melhor qualidade de vida -, Ernane Primazzi não se importou com o fato de a chave municipal geralmente ser entregue a um visitante de outra localidade. (Gabriel Medina nasceu em São Paulo, porém mudou-se para São Sebastião pouco depois.) O que o desagradou foi o tom carnavalesco da homenagem.

"Não sei se é o caso de dar uma chave. Isso é coisa para Rei Momo", sorriu Ernane, apesar de a sua assessora prometer que o convenceria do contrário. Por enquanto, o que o prefeito realmente negocia é uma festa fechada em uma badalada boate de Maresias e uma condecoração no Teatro Municipal de São Sebastião. "Até porque não é todo dia que você tem um campeão mundial", repetiu.

Justamente pelo ineditismo do feito de Gabriel Medina, o prefeito acredita que terá mais facilidade para viabilizar parcerias para alguns projetos sociais, além de se preocupar em aproveitar a visibilidade que São Sebastião ganhou. "Ele agora é como o Neymar. Aqui, todo o mundo quer ser surfista. Os meninos viram que é possível fazer sucesso nessa área. Já temos uma safra de novos Medinas", comentou.

Ao menos por enquanto, com ou sem estátua, Gabriel Medina é um só. "Ele é único mesmo. Nós nos vimos pela última vez em um evento, e achei legal perceber que o sucesso não subiu à cabeça. Às vezes, o cara começa a ficar meio metido, estrelinha. Ou vai para a balada, enche a cara, cheira. Ele, não. É gente boa, tranquilo, conversa e tira fotografias com todo o mundo. Que continue assim", elogiou Ernane Primazzi.

<p>Medina fez festa no Havaí e ainda vai comemorar muito em São Sebastião</p>
Medina fez festa no Havaí e ainda vai comemorar muito em São Sebastião
Foto: Instagram / Reprodução

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade