Mudanças de Abel surtem efeito, Veiga volta a ser herói e Palmeiras vai à final da Libertadores
Verdão eliminou a LDU e agora enfrenta o Flamengo
Palmeiras goleia a LDU por 4 a 0 no Allianz Parque, com destaque para Raphael Veiga, e se classifica para a final da Libertadores contra o Flamengo, em Lima, no dia 29 de novembro.
O sonho do tetracampeonato segue vivo para o Palmeiras. Com a estrela de Abel Ferreira e a volta de Raphael Veiga como herói, o Verdão aplicou uma goleada histórica de 4 a 0 sobre a LDU na noite desta quinta-feira, 30, no Allianz Parque, para garantir vaga na final da Copa Libertadores da América.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Para alcançar o resultado histórico, uma semana depois do 3 a 0 sofrido na altitude de Quito, o Alviverde mudou antes mesmo de a bola rolar. Sem medo de ir ao ataque, Abel promoveu uma série de mudanças e apostou em três zagueiros, com Bruno Fuchs entrando no lugar de Khellven.
As alterações foram além, com Ramón Sosa, Maurício e Allan entrando nas vagas de Felipe Anderson, Emiliano Martínez e Veiga. Das entradas, apenas Maurício não surtiu efeito.
Se não deu resultado, o treinador português não hesitou em trocá-lo por Veiga durante a partida. Com uma noite digna das atuações que o tornaram ídolo nas alamedas do Palestra Itália, o camisa 23 balançou as redes duas vezes e foi o herói da ida palmeirense à mais uma final de Libertadores.
Gols fundamentais no primeiro tempo
Como apito inicial do árbitro Wilmar Roldán, o roteiro seguiu o esperado durante os primeiros dez minutos. O Palmeiras atacava, e a LDU se defendia. O pouco resultado nas tentativas de bolas longas, porém, rapidamente se transformou em afobação.
Diante do nervosismo palmeirense, os equatorianos começaram a crescer na partida e até se arriscaram em chegar ao ataque. Mas foi então que o time comandado por Abel Ferreira conseguiu aproveitar para se recolocar no duelo.
Pouco depois de lance com defesa de Carlos Miguel, o Palmeiras voltou a atacar e Allan encontrou Ramón Sosa dentro da área, aos 19. O argentino acreditou na jogada e desviou para o fundo da rede.
Após o gol, o Palmeiras voltou a ter seus minutos de pressão. Dessa vez, o ponto de esfriamento foi chance desperdiçada por Vitor Roque. Aos 35, o camisa 9 invadiu a área adversária junto de Sosa e Allan, contra apenas um defensor da equipe equatoriana. Em vez de fazer o passe, no entanto, o camisa 9 optou pelo chute e foi bloqueado, para desespero dos torcedores no Allianz Parque.
O lance fez com que a LDU voltasse a crescer na partida. Em roteiro semelhante ao do primeiro gol, contudo, o Verdão voltou a balançar a rede em momento chave do jogo.
No último lance do primeiro tempo, em jogada ensaiada, Andreas Pereira tocou rasteiro para Sosa, ainda perto da linha de meio campo. O argentino lançou Vitor Roque, que desviou para Bruno Fuchs bater firme e correr para o abraço.
Segunda etapa em que o herói apareceu
Após o intervalo, a partida recomeçou parecida com o primeiro tempo. O Palmeiras afobado, e a LDU tentando aproveitar as poucas chances que tinha. Sem gostar do que estava vendo, Abel Ferreira mexeu no time e mostrou que não à toa é o técnico mais vencedor da história do Verdão, com dez títulos ao lado de Oswaldo Brandão.
Maurício e Sosa saíram para dar lugar a Felipe Anderson e Raphael Veiga. Jogador mais decisivo da história do Palmeiras com 12 gols em finais, o camisa 23 entrou já batendo uma falta que tirou tinta da trave de Alexander Domínguez.
O lance era um presságio do que estava para acontecer. Aos 22 minutos, Veiga lançou Vítor Roque e correu para a área. O meio-campista recebeu a bola novamente e teve a frieza de entrar na pequena área e tocar no canto do goleiro da LDU.
A persistência do camisa 23 continuou e o quarto gol também foi marcado por ele. Após pênalti sofrido por Allan em grande jogada individual, Vitor Roque pegou a bola e entregou para Veiga, para delírio do Allianz Parque. Na marca da cal, o ídolo não desperdiçou e confirmou a classificação.
O Palmeiras agora se prepara para a reedição da final de 2021, contra o Flamengo. A decisão está marcada para o sábado, 29 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru.
