Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lucas Braathen está pronto para última dança no slalom dos Jogos de Inverno

15 fev 2026 - 12h08
Compartilhar
Exibir comentários

Lucas Pinheiro Braathen está pronto ‌para uma última dança em Stelvio, enquanto busca encerrar o programa de esqui alpino masculino nos Jogos de Milão-Cortina conquistando uma dupla medalha de ouro para o Brasil no slalom de segunda-feira.

Usando seu característico capacete prateado com a inscrição "Vamos Dançar", o showman de 25 anos deu à América do Sul ⁠sua primeira medalha olímpica de inverno ao vencer o slalom gigante no sábado. ‌Tão grande foi seu domínio da pista naquela prova que agora ele parte como favorito para o slalom, disciplina na qual se destaca e ‌foi campeão da Copa do Mundo em 2023.

Lucas ‌passou sua infância com sua mãe Alessandra no Brasil após o ⁠divórcio de seus pais, mas voltou para a Noruega aos 9 anos e, incentivado por seu pai Bjorn, que ele descreve como um "viciado em esqui", embarcou na carreira de esquiador profissional.

Determinado a ser diferente, Lucas rompeu com a federação norueguesa há três anos, ansiando por mais liberdade criativa e comercial e ‌abandonando o esporte que, segundo ele, o estava deixando infeliz. Ele retornou um ‌ano depois vestindo as ⁠cores do Brasil ⁠e, desde então, vem dançando ao seu próprio ritmo.

Embora não tenha nenhuma queixa contra a ⁠equipe norueguesa, ele diz que sua ‌decisão de sair abriu "o segundo ‌capítulo da minha vida".

"A Federação Norueguesa de Esqui é o lugar onde me tornei o esquiador que sou hoje. Tenho muito a agradecer à equipe norueguesa e aos meus companheiros e treinadores daquela época", disse ⁠ele.

"Não tenho nenhum ódio ou ressentimento pelo que aconteceu. Só sou grato, porque foram nossas diferenças de perspectiva que me forçaram a me confrontar para seguir meu próprio sonho. Só desejo o melhor para eles e espero que eles também me desejem o ‌melhor."

Um homem que estará em seu caminho na segunda-feira será seu melhor amigo na turnê e ex-companheiro de equipe norueguês Atle Lie McGrath, atual líder ⁠da Copa do Mundo de slalom.

"Embora eu seja meio norte-americano, adoro ser norueguês. Não há outro lugar onde eu gostaria de estar. É a maior honra da minha vida ser um viking agressivo", disse McGrath, nascido nos Estados Unidos, após terminar em quinto lugar no slalom gigante. "Sou um cara que vai até o fim. Com certeza vou ser um cara que vai até o fim com os noruegueses."

Os noruegueses Timon Haugan e Henrik Kristoffersen, o atual campeão olímpico de slalom da França, Clement Noel, e o suíço Loic Meillard também serão fortes candidatos em uma pista que, de acordo com o britânico Dave Ryding, será mais "suave" do que os melhores do mundo estão acostumados no circuito da Copa do Mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade