Liga estudantil atinge meta superior a 30 mil competidores em 2025
Etapa de São Paulo (SP) em setembro terá 4 mil inscritos, 28 atividades esportivas e celebra os 10 anos da Liga na cidade.
A capital paulista recebe no dia 13 de setembro, no Clube Esperia, a nona etapa da temporada 2025 da Liga Esportiva, que completa dez anos de realização na cidade. As vagas se esgotaram em poucos dias, reunindo 4 mil crianças e adolescentes, confirmando a força do maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar.
Até o momento, mais de 33 mil jovens participaram das oito etapas já realizadas em diferentes regiões do país e na parceria com os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). “Estamos muito felizes com os resultados da temporada 2025 e agora com essa adesão. A Liga Esportiva de São Paulo já é bastante tradicional, completando 10 anos de existência em 2025, promovendo desde então diversidade, inclusão e trocas por meio do esporte. Finalizar as inscrições a um mês do evento mostra a força e o impacto que a Liga tem na vida de crianças e adolescentes”, afirma Anamaria Monte, gerente de experiência da marca NESCAU®.
A edição contará com 22 esportes divididos entre modalidades, desafios e oficinas, chegando a 28 atividades com as versões adaptadas. Estão incluídos basquete, vôlei, futebol society, atletismo (velocidade, arremesso e salto), judô, natação, skate e ginástica artística, além das opções para PCDs como basquete em cadeiras de rodas. As oficinas incluem slackline, foot table e cornhole, enquanto os desafios terão circuito chute ao gol, arremesso de basquete 3 pontos e twister, todos com adaptações para crianças e adolescentes com deficiência.
Antes de chegar a São Paulo, a temporada 2025 já passou por oito capitais: Fortaleza, Maceió, Manaus, São Luís, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, além da parceria com o JEMG. “Desde 2015 temos impactado milhares de jovens de 7 a 17 anos. E seguimos com nossa missão de levar as lições que o esporte ensina, investindo em inclusão. Ao inserir pessoas com e sem deficiência em um mesmo ambiente, compartilhando espaço e experiências, colaboramos para a formação de uma sociedade mais justa. Temos certeza de que toda atividade física pode melhorar vidas por meio dos valores do esporte”, continua Anamaria Monte.
A Liga será disputada em diferentes categorias: Kids (7 a 9 anos), Pré-mirim (10 e 11), Mirim (12 e 13), Infantil (14 e 15) e Juvenil (16 e 17). Para Oficinas e Desafios, podem participar meninos e meninas nascidos a partir de 2018.