0

Da queda à glória: a importância da Liberta na história de Abel e Leomir

Parceiros de longa data, o técnico Abel Braga e Leomir, como jogador e auxiliar, sofreram uma dura derrota na Copa, mas deram a volta por cima com o título em 2006 pelo Inter

24 abr 2019
07h02
atualizado às 07h03
  • separator
  • comentários

A parceria entre Abel Braga e Leomir terá mais uma capitulo escrito nesta na Libertadores nesta quarta-feira. Suspenso pela Conmebol, o treinador será substituído pelo auxiliar na beira do gramado em partida decisiva diante da LDU, em Quito, na qual um empate garante o Flamengo nas oitavas de final. Trabalhando juntos há 20 anos, a dupla viveu momentos marcantes na Copa pelo Internacional, da queda na semifinal em 1989 à glória no título de 2006.

Ainda atuando como volante do Colorado, Leomir fazia parte do elenco do Colorado comandado por Abel Braga em 1989. Após vencer o Olímpia, do Paraguai, por 1 a 0 no jogo de ida, o Internacional foi derrotado por 3 a 2 no Beira-Rio e a vaga na decisão da Libertadores daquele ano foi para os pênaltis.

Leomir foi um dos jogadores do Internacional que parou no goleiro Almeida e o Olímpia avançou à final. Uma dura derrota para Abel, Leomir e Internacional.

Leomir (à direita) substituíra Abel Braga no jogo contra a LDU (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Leomir (à direita) substituíra Abel Braga no jogo contra a LDU (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Foto: Lance!

Leomir e Abel Braga no Colorado (Foto: Alexandre Lops/Internacional)

Dezessete anos depois, contudo, a história da dupla no Colorado teve um fim diferente. Já como auxiliar, Leomir ajudou o treinador na conquista do título continental em 2006, com o Internacional superando o São Paulo na decisão.

- Depois daquele 1989 me tornei um homem melhor, um pai melhor, e quis Deus que a justiça fosse feita - disse Abel ao "Uol", após o título, emocionado.

Leomir tornou-se auxiliar técnico de Abel Braga em 1999 e acompanha o treinador desde então. As exceções foram nos trabalhos de Abelão no Vasco e no futebol francês. Juntos no Fluminense, conquistaram o Brasileirão em 2012.

Na Gávea desde janeiro, a dupla já conquistou o Campeonato Carioca de 2019. Por uma questão médica, Leomir esteve na beira do gramado, no lugar de Abel, na decisão da Taça Rio, e o Flamengo venceu o Vasco nos pênaltis após o 1 a 1.

Agora, Leomir mais uma vez estará no comando da equipe. Para garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo precisa de um empate nesta quarta-feira, contra a LDU. A bola rola às 21h30 (de Brasília), no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, e o LANCE! transmite o duelo em tempo real.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade