Fillon Maillet faz história na França com ouro no revezamento de biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno
Quentin Fillon Maillet tornou-se o atleta olímpico de inverno mais condecorado da França ao ajudar seu país a conquistar o título masculino de revezamento de biatlo pela primeira vez, com uma excelente terceira etapa na competição, que combina esqui cross country com tiro esportivo, nesta terça-feira.
O atleta de 33 anos foi o epítome da calma ao superar duas falhas no campo de tiro para preparar o último membro da equipe, Eric Perrot, para uma etapa final triunfante para a França. Embora Fillon Maillet tenha feito história individualmente, ele fez questão de compartilhar a glória.
"Não penso muito, não tanto agora, porque estou pensando na emoção coletiva, no sucesso coletivo, não especialmente no meu sucesso", disse Fillon Maillet à Reuters, sorrindo amplamente enquanto seus companheiros de equipe passavam por ele.
Com oito medalhas olímpicas -- cinco de ouro e três de prata --, Maillet se juntou aos esgrimistas Philippe Cattiau e Roger Ducret, que conquistaram oito medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão nas décadas de 1920 e 1930, como os atletas olímpicos mais bem-sucedidos do país.
Com a largada em massa de sexta-feira, Fillon Maillet poderia superá-los com uma nona medalha, mas ele não estava focado nesse marco.
"Não penso no recorde, penso na próxima chance e na próxima corrida. Você tem muita pressão, pouca emoção, e estou feliz por estar aqui, e essa é uma sensação muito boa, é uma boa vibração ter sucesso aqui", disse ele.