Lucas Braathen conquista 1º ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
O esquiador brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro na prova do slalom gigante masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália, neste sábado, em um feito inédito para um atleta do Brasil na competição.
Até então, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, o melhor resultado do país nos Jogos de Inverno tinha sido o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross, na edição sediada em Turim(Itália) em 2006.
Pinheiro Braathen completou a prova com o tempo total de 2:25.00 após duas descidas na pista de Stelvio, na cidade de Bormio, uma das sedes dos Jogos de Milão-Cortina.
O slalom gigante é uma das modalidades do esqui alpino. Na prova, os atletas descem uma pista de neve fazendo curvas, em um trajeto delimitado por portões. Os esquiadores podem atingir velocidades próximas a 80 km/h.
Nascido em Oslo, Pinheiro Braathen tem 25 anos e é filho de pai norueguês e mãe brasileira. O esquiador competiu pela Noruega anteriormente, mas defende o Brasil desde 2024. Ele chegou aos Jogos de Inverno como o segundo colocado no ranking geral da Copa do Mundo de Esqui.