Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

Você sabia que é possível 'esquiar na neve' em São Paulo? Conheça a experiência

Equipe do Terra visitou o 1º clube voltado à prática das modalidades na capital paulista e no Brasil

9 fev 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
São Paulo agora possui a Slopes, primeiro clube no Brasil a oferecer prática de esportes de inverno, como esqui e snowboard, em simuladores realistas que visam tanto iniciantes quanto atletas experientes.

O repórter autor desta matéria ainda não teve a oportunidade de ver a neve de perto, muito menos os equipamentos usados na prática de esportes radicais de inverno, como esqui e snowboard. Ainda assim, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, topou o desafio de conhecer a primeira academia voltada à prática das modalidades de São Paulo e do Brasil. 

Você sabia que é possível 'esquiar na neve' em São Paulo? (imagem representativa)
Você sabia que é possível 'esquiar na neve' em São Paulo? (imagem representativa)
Foto: Unsplash

A equipe do Terra foi convidada para encarar os desafios oferecidos nos simuladores da Slopes, clube instalado no luxuoso Shopping Cidade Jardim, na Zona Oeste da capital paulista. No espaço, fomos surpreendidos com o realismo e o grau de dificuldade proporcionados pelos simuladores. 

Quem nos recebeu foi Jackson Rabello, sócio do clube fitness e entusiasta dos esportes de neve. Ele conta que a proposta da Slopes é proporcionar uma prática de exercícios diferentes, incentivar o aprendizado de iniciantes --como é o nosso caso--, e preparar veteranos para a temporada de esqui e snowboard. 

"A gente atende desde quem nunca esquiou até esquiadores profissionais, além das pessoas que não gostam da academia tradicional e querem fazer um exercício diferente", afirma Rabello. 

Na sessão de uma hora, o treino é dividido entre 30 minutos de exercícios funcionais, focados na prática esportiva, e outra meia hora no simulador. O aluno, por sua vez, pode optar por praticar esqui ou snowboard. 

A simulação acontece sobre uma esteira deslizante, que pode ser adaptada com a prancha única de snowboard ou a dupla de esquis. Os alunos também são acompanhados por um instrutor que, além de passar as técnicas básicas do esporte, configura as condições de neve e solo, podendo ampliar ou diminuir a dificuldade do exercício. 

Como o objetivo era ter a experiência dos atletas dos Jogos de Inverno, fomos diretamente para os simuladores. A experiência já começa ao vestir os equipamentos, botas reais como as usadas na neve, que são acoplados à esteira. É aí que começa a brincadeira. 

A proposta do simulador é a de que o aluno se acostume ao 'carving', técnica usada para fazer curvas ao inclinar as pranchas sobre a borda. "É o que vai te fazer esquiar ou andar de snowboard com segurança, com tranquilidade, com velocidade. Com esse movimento, você aproveita mais a sessão", explica Rabello. 

Os primeiros minutos no aparelho são os que mais proporcionam o medo da queda. Por outro lado, ao se acostumar com os movimentos e entender a postura correta, o exercício fica mais prazeroso. Com o auxílio de um projetor e uma tela gigante, que exibem o percurso de uma montanha de neve, a sensação de se estar esquiando fica cada vez mais intensa. 

Para os veteranos, Rabello destaca os benefícios proporcionados pelo simulador, como a correção dos movimentos e a preparação física para o esporte na neve: "Para quem já pratica, você melhora a técnica, consegue fazer ângulos melhores. Os professores observam tudo e também já corrigem os movimentos."

"O brasileiro costuma esquiar uma, no máximo duas semanas por ano. A comparação é de que uma sessão no simulador equivale a um dia inteiro de esqui, porque o número de curvas que você faz no simulador equivale às de um dia inteiro de um esquiador médio", complementa. 

A simulação é indicada, também, para as vésperas de uma viagem de esqui. "Ela te dá essa vantagem de não ficar tão cansado nos primeiros dias na neve e aproveitar mais a semana. As pessoas têm o costume de abrir e fechar a pista, no quarto ou quinto dia sentem dores e no sexto se lesionam. Com esse trabalho da parte física, a gente consegue evitar isso e a viagem fica mais prazerosa."

E, realmente, 30 minutos no aparelho parecem um dia inteiro de treino de pernas e costas. Saímos arrebentados da Slopes, mas realizados pela possibilidade de esquiar e viver, ainda que em São Paulo, a experiência de um esporte de neve. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade