Milão-Cortina: em quais modalidades o Brasil compete na Olimpíada de Inverno?
Time Brasil terá 14 atletas, além de um reserva, nas disputas de cinco modalidades dos Jogos de Inverno
O Brasil compete com 14 atletas em cinco modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026: esqui cross-country, snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled, buscando seu primeiro pódio na história do evento.
O Time Brasil está nos preparativos finais para a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. Em Milão-Cortina, 14 brasileiros, além de um reserva, competirão em cinco modalidades, com chances reais de alcançarem o pódio inédito no maior evento mundial de esportes na neve.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Em 2026, os brasileiros estarão presentes nas provas de esqui cross-country, snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled -- destas, apenas a última é disputada em duplas e equipes de quatro pessoas.
A cerimônia de abertura da 25ª edição dos Jogos de Inverno acontece na sexta-feira, 6, no San Siro, estádio de Milão. O Time Brasil, por sua vez, estreia na próxima terça-feira, 10, nas disputas do esqui cross-country.
Veja, abaixo, quais são as modalidades em que o Brasil compete em Milão-Cortina:
- Esqui Cross-Country
Nessa modalidade de resistência, os atletas percorrem distâncias variadas com esquis e são impulsionados por bastões. A primeira disputa aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1924, enquanto as provas femininas entraram no programa olímpico em 1952.
O Brasil, por sua vez, fez sua primeira participação na modalidade em 2002, nos Jogos de Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Em 2026, as disputas do esqui cross-country acontecerão na cidade de Tesero, a partir do dia 10 de fevereiro. O Time Brasil será representado por Manex Silva, Eduarda Ribeiro e Bruna Moura.
- Snowboard
O snowboard é o único esporte de neve que faz uso de pranchas ao invés de esquis, e foi integrada ao programa olímpico nos Jogos de Inverno de Nagano, no Japão, em 1998. Em Milão-Cortina, a modalidade terá cinco categorias diferentes, em 11 provas: slopestyle, big air, slalom gigante paralelo, snowboard cross (individual e equipe mista) e halfpipe, que terá dois brasileiros na disputa.
Pat Burgener, suíço naturalizado brasileiro, e Augustinho Teixeira são os nomes do Time Brasil nas provas disputadas na pista de neve em formato de 'U'.
Nessa edição da Olimpíada de Inverno, as provas de halfpipe começam em 11 de fevereiro nas instalações de Livigno, na Lombardia.
- Skeleton
A modalidade é considerada uma das mais radicais dos esportes na neve: no skeleton, os atletas descem uma pista de gelo deitados e de bruços sobre um pequeno trenó. O equipamento é controlado com deslocamentos do corpo, pressão dos ombros, joelhos e pés.
As pistas têm, geralmente, entre 1,2 mil e 1,6 mil metros de extensão e, durante a descida, os atletas podem alcançar velocidades superiores a 140 km/h.
Pelo Time Brasil, Nicole Silveira gera expectativa por medalhas em Milão-Cortina, após conquistar resultados históricos nos circuitos internacionais e viver temporada consistente. A programação do skeleton começa em 13 de fevereiro, na pista de Cortina d'Ampezzo.
- Esqui Alpino
Presente no programa olímpico desde 1936, o esqui alpino é outra modalidade de velocidade, em que vence o atleta que completar determinado percurso no menor tempo. Em Milão-Cortina, haverá quatro provas individuais -- downhill, super G, slalom gigante e slalom -- e uma prova por equipe, o combinado em duplas.
Tradicionalmente, o Brasil integra quase todas as disputas de slalom gigante e slalom, marcadas por menores distâncias entre os portões e curvas mais curtas e fechadas.
Quatro atletas vestirão o macacão verde-ouro nos Jogos de Inverno: entre os homens, Lucas Pinheiro Braathen, atual número 2 do ranking mundial, Christian Soevik e Giovanni Ongaro representarão o Time Brasil. Alice Padilha integra a disputa feminina. O esqui alpino masculino começa em 14 de fevereiro, na pista de Bormio. Já a prova das mulheres acontece no dia 18, em Cortina d'Ampezzo.
- Bobsled
Conhecida como a 'Fórmula 1' dos esportes de neve, o bobsled integra os Jogos de Inverno desde 1924. O Brasil, por sua vez, integra a disputa desde 2002, ficando fora da prova apenas em 2010 desde então. A modalidade é dividida em provas de duplas e grupos de quatro atletas.
O esporte fez sucesso no Brasil como tema central do filme Jamaica abaixo de Zero (1993). No bobsled, os atletas realizam descidas em alta velocidade em percursos de gelo, superando a marca de 140 km/h. Outra curiosidade é a dimensão dos trenós, que pesam 170 kg nas provas em duplas e 210 kg na disputa em grupo.
Os atletas são divididos em funções, havendo os pushers (que empurram) e o breakman (que freia o trenó). O maior nome do bobsled brasileiro é Edson Bindilatti, 46, que disputará sua sexta edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Também integram a equipe Davidson de Souza, o Boka; Luís Bacca; Rafael Souza e Gustavo Ferreira.
A disputa do Bobsled acontece a partir de 16 de fevereiro, com as provas em duplas. A disputa em grupos começa no dia 21. A sede da competição é o percurso instalado em Cortina d'Ampezzo.