Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

Milão-Cortina: Brasil terá maior delegação da história na Olimpíada de Inverno; conheça os atletas

Time Brasil terá 14 atletas, além de um reserva, na 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno

4 fev 2026 - 04h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Brasil terá sua maior delegação na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, com 14 atletas e um reserva em cinco modalidades, buscando a inédita medalha em Milão-Cortina 2026.
Lucas Pinheiro Braathen
Lucas Pinheiro Braathen
Foto: Reuters

O Time Brasil mantém grandes expectativas para a estreia nos Jogos de Milão-Cortina: com a maior delegação presente em uma edição da Olimpíada de Inverno, o País tem chances reais de subir, pela primeira vez, em um pódio no maior evento de esportes na neve. 

As primeiras disputas dos Jogos de Milão-Cortina começam na quarta-feira, 4, mas a cerimônia de abertura acontece na próxima sexta-feira, 6, às 16h (no horário de Brasília). O encerramento é no dia 22 de fevereiro. 

Em 2026, o Brasil será representado por 14 atletas, além de um reserva, em cinco modalidades: esqui cross-country, snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled -- destas, apenas a última é disputada em duplas e equipes de quatro pessoas. 

A delegação teve um aumento de 40% em relação à quantidade de atletas brasileiros que disputaram os Jogos de Inverno de 2022, em Pequim, na China: 10 pessoas. 

Por outro lado, o Time Brasil enfrenta desafios com a logística, uma vez que os atletas brasileiros competirão em diferentes regiões da Itália, como Bormio, Livigno, Tesero e Cortina d'Ampezzo, distantes cerca de 400 quilômetros entre si. 

Entre os destaques, o País 'importou' talentos para buscar a medalha inédita: Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, Nicole Silveira, do skeleton, e Pat Burgener, do snowboard, estão na briga pelo ouro olímpico. 

Seleção Brasileira de Bobsled participa de etapa da Copa América da modalidade realizada na cidade de Whistler, no Canadá
Seleção Brasileira de Bobsled participa de etapa da Copa América da modalidade realizada na cidade de Whistler, no Canadá
Foto: Marina Ziehe/COB

Veja quem são os atletas brasileiros em Milão-Cortina:

  • Esqui Cross-Country 

Manex Silva, Eduarda Ribeiro e Bruna Moura são os primeiros a entrar em ação pelo Time Brasil na Olimpíada de Inverno. Eles estreiam na competição em 10 de fevereiro, em Tesero, nas provas de Sprint Clássico feminino e masculino, 10 km feminino e masculino técnica livre e Sprint por equipe livre feminino. 

  • Snowboard

Patrick 'Pat' Burgener e Augustinho Teixeira são os nomes do Time Brasil no snowboard em Milão-Cortina. Eles disputam a prova do halfpipe a partir de 11 de fevereiro, em uma pista de neve no formato de 'U', onde os atletas fazem manobras nas extremidades e são julgados pela dificuldade. 

Suíço naturalizado brasileiro, Pat Burgener já representou seu país natal na Olimpíada de Inverno, mas confirmou a mudança de naturalidade em 2024 e, na Itália, vestirá o macacão verde-ouro. 

  • Skeleton

Nicole Silveira representará no skeleton a partir do dia 13 de fevereiro em Cortina d'Ampezzo. A brasileira conquistou a primeira medalha de bronze para o país na Copa do Mundo de Skeleton, realizada em janeiro de 2025, em St. Moritz, na Suíça. 

Na ocasião, ela terminou o percurso com tempo de 2'18''92, apenas 27 centésimos atrás da austríaca Janine Flock, vencedora da prova.

Nicole Silveira, atleta de skeleton, modalidade olímpica de inverno
Nicole Silveira, atleta de skeleton, modalidade olímpica de inverno
Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Esqui Alpino

A modalidade de velocidade terá três europeus naturalizados brasileiros em Milão-Cortina: Lucas Pinheiro Braathen, Christian Oliveira Soevik e Giovanni Ongaro trocaram as cores de seus países de origem -- Braathen e Soevik nasceram na Noruega, enquanto Ongaro tem a Itália como país natal --, para vestir as cores do Brasil a partir de 14 de fevereiro, na pista de Bormio, na Lombardia. 

Entre as mulheres, Alice Padilha representará o Time Brasil  no slalom feminino, em Cortina d'Ampezzo, no dia 18 de fevereiro.  

  • Bobsled

Em uma das modalidades mais tradicionais da Olimpíada de Inverno, o Brasil será representado por cinco nomes: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca  e Gustavo Ferreira. Destes, quatro irão compor a equipe titular, enquanto um ficará como reserva. 

As provas em duplas acontecem a partir de 16 de fevereiro, enquanto as disputasem grupos de quatro pessoas começam na reta final dos Jogos Olímpicos, em 21 de fevereiro. 

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade