Milão-Cortina: Brasil terá maior delegação da história na Olimpíada de Inverno; conheça os atletas
Time Brasil terá 14 atletas, além de um reserva, na 25ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno
O Brasil terá sua maior delegação na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, com 14 atletas e um reserva em cinco modalidades, buscando a inédita medalha em Milão-Cortina 2026.
O Time Brasil mantém grandes expectativas para a estreia nos Jogos de Milão-Cortina: com a maior delegação presente em uma edição da Olimpíada de Inverno, o País tem chances reais de subir, pela primeira vez, em um pódio no maior evento de esportes na neve.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
As primeiras disputas dos Jogos de Milão-Cortina começam na quarta-feira, 4, mas a cerimônia de abertura acontece na próxima sexta-feira, 6, às 16h (no horário de Brasília). O encerramento é no dia 22 de fevereiro.
Em 2026, o Brasil será representado por 14 atletas, além de um reserva, em cinco modalidades: esqui cross-country, snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled -- destas, apenas a última é disputada em duplas e equipes de quatro pessoas.
A delegação teve um aumento de 40% em relação à quantidade de atletas brasileiros que disputaram os Jogos de Inverno de 2022, em Pequim, na China: 10 pessoas.
Por outro lado, o Time Brasil enfrenta desafios com a logística, uma vez que os atletas brasileiros competirão em diferentes regiões da Itália, como Bormio, Livigno, Tesero e Cortina d'Ampezzo, distantes cerca de 400 quilômetros entre si.
Entre os destaques, o País 'importou' talentos para buscar a medalha inédita: Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, Nicole Silveira, do skeleton, e Pat Burgener, do snowboard, estão na briga pelo ouro olímpico.
Veja quem são os atletas brasileiros em Milão-Cortina:
- Esqui Cross-Country
Manex Silva, Eduarda Ribeiro e Bruna Moura são os primeiros a entrar em ação pelo Time Brasil na Olimpíada de Inverno. Eles estreiam na competição em 10 de fevereiro, em Tesero, nas provas de Sprint Clássico feminino e masculino, 10 km feminino e masculino técnica livre e Sprint por equipe livre feminino.
- Snowboard
Patrick 'Pat' Burgener e Augustinho Teixeira são os nomes do Time Brasil no snowboard em Milão-Cortina. Eles disputam a prova do halfpipe a partir de 11 de fevereiro, em uma pista de neve no formato de 'U', onde os atletas fazem manobras nas extremidades e são julgados pela dificuldade.
Suíço naturalizado brasileiro, Pat Burgener já representou seu país natal na Olimpíada de Inverno, mas confirmou a mudança de naturalidade em 2024 e, na Itália, vestirá o macacão verde-ouro.
- Skeleton
Nicole Silveira representará no skeleton a partir do dia 13 de fevereiro em Cortina d'Ampezzo. A brasileira conquistou a primeira medalha de bronze para o país na Copa do Mundo de Skeleton, realizada em janeiro de 2025, em St. Moritz, na Suíça.
Na ocasião, ela terminou o percurso com tempo de 2'18''92, apenas 27 centésimos atrás da austríaca Janine Flock, vencedora da prova.
- Esqui Alpino
A modalidade de velocidade terá três europeus naturalizados brasileiros em Milão-Cortina: Lucas Pinheiro Braathen, Christian Oliveira Soevik e Giovanni Ongaro trocaram as cores de seus países de origem -- Braathen e Soevik nasceram na Noruega, enquanto Ongaro tem a Itália como país natal --, para vestir as cores do Brasil a partir de 14 de fevereiro, na pista de Bormio, na Lombardia.
Entre as mulheres, Alice Padilha representará o Time Brasil no slalom feminino, em Cortina d'Ampezzo, no dia 18 de fevereiro.
- Bobsled
Em uma das modalidades mais tradicionais da Olimpíada de Inverno, o Brasil será representado por cinco nomes: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira. Destes, quatro irão compor a equipe titular, enquanto um ficará como reserva.
As provas em duplas acontecem a partir de 16 de fevereiro, enquanto as disputasem grupos de quatro pessoas começam na reta final dos Jogos Olímpicos, em 21 de fevereiro.